Petroleiros offshore que tiveram Covid-19 poderão participar de pesquisa da Fiocruz

A Fiocruz anunciou ontem, no programa NF ao vivo, a realização de uma pesquisa ampla com a categoria petroleira offshore para identificar impactos da Covid-19, a chamada Covid Longa. O objetivo é aprofundar o conhecimento do nexo entre o trabalho e a Covid e desenvolver um guia de manejo para auxiliar sindicatos, empresas e estruturas públicas e privadas de saúde.

Os petroleiros e petroleiras que tiveram Covid poderão participar da pesquisa. Os trabalhadores selecionados passarão por acompanhamento médico, com exames e avaliações recorrentes durante um ano. A seleção será feita entre os que se voluntariarem em pontos de cadastramento que serão montados nos aeroportos.

De acordo com as pesquisadoras da Fiocruz que coordenam a pesquisa e que participaram do programa, Liliane Teixeira e Rita Mattos, é muito importante que um grande número de petroleiros e petroleiras participem, para que as amostras sejam muito significativas para três grupos: dos que têm poucas queixas em relação a resquícios da Covid, dos que podem ser considerados intermediários em relação às queixas, e dos que podem ser considerados mais graves.

Além de Liliane e Rita, participaram do programa a chefe da divisão da Reabilitação e CARP (Acolhimento e Reabilitação) da Prefeitura de Macaé, Janiane Nunes, e os diretores sindicais Raimundo Teles (FUP) e Benes Júnior (Sindipetro-NF), na conversa moderada pelo jornalista Vitor Menezes.

Financiada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), com recursos que vieram de multa à Petrobrás por acidente de trabalho, o projeto tem, no Norte Fluminense, o apoio do Sindipetro-NF e da Prefeitura de Macaé.

Confira a íntegra do programa: