Os Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense (NF), Duque de Caxias e Rio de Janeiro unificam esforços em mais uma importante frente de luta em defesa da saúde e da vida da categoria. No próximo dia 12 de agosto, será realizado o Seminário sobre Exposição Ocupacional ao Benzeno, no auditório Valadão, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro.
O evento acontece das 9h às 17h e tem como objetivo aprofundar o debate sobre os riscos dessa substância altamente tóxica, presente em diversas áreas das unidades operacionais da Petrobrás. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de agosto, pelo link: https://bit.ly/SeminarioBenzeno2025. Após a inscrição, o programa completo será enviado por e-mail.
Risco à saúde: exposição sem limite seguro
A realização do seminário é mais uma ação do movimento sindical petroleiro para chamar atenção para um fato crucial: não existe limite seguro de exposição ao benzeno. Mesmo em pequenas quantidades, o contato com a substância pode causar doenças graves como leucemia, aplasia de medula óssea, alterações genéticas e outros danos irreversíveis à saúde.
O benzeno é um composto químico presente em derivados do petróleo e altamente volátil. A exposição ocupacional ocorre principalmente por inalação, sendo frequente em refinarias, terminais e plataformas.
Luta histórica dos petroleiros
A denúncia dos riscos do benzeno é uma pauta histórica dos sindicatos da categoria. Há décadas, os petroleiros exigem maior controle, transparência e políticas de proteção eficazes, como monitoramento ambiental e biológico, substituição por produtos menos tóxicos sempre que possível e o respeito às normas de segurança.
O seminário será um espaço estratégico de troca de informações, fortalecimento da organização dos trabalhadores e cobrança por ações concretas das empresas e do poder público.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Omar pelo telefone (21) 3034-7336 ou e-mail [email protected].