Petroleiros protestam no aeroporto de Vitória

Petroleiros do Espírito Santo realizaram, na manhã de hoje, protesto no aeroporto de Vitória, contra a insegurança no trabalho. De acordo com o Sindipetro-ES, cerca de cem trabalhadores não embarcaram para plataformas da região. O objetivo é pressionar a Petrobrás a rever a sua política de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).

“Só com mobilização e unidade será possível evitar outras mortes. Em seus relatos, [os trabalhadores] contam que há situações de risco dentro das plataformas. Na P- 58, por exemplo, um dos casos mais graves é o não atendimento à NR-10 que trata da segurança dos sistemas elétricos – os painéis não estão selados/vedados devidamente para evitar entra de gás. Outro problema sério apontado pelos trabalhadores é o vazamento de produtos químicos altamente tóxicos nocivos à saúde do trabalhador”, denuncia o Sindipetro-ES.

Nesta tarde, diretores sindicais se reúnem com um representante do Ministério do Trabalho para avaliar os trabalhos da comissão de investigação do acidente no navio-plataforma Cidade São Mateus, no último dia 11.

Diretores do Sindipetro-NF, entre eles o coordenador Marcos Breda, estão em Vitória para contribuir na mobilização dos trabalhadores e no acompanhamento dos desdobramentos da tragédia. O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, igualmente diretor do NF, também está na base dos petroleiros capixabas.

Do Norte Fluminense, participam ainda dos protestos no Espírito Santo os sindicalistas Francisco José (FUP) e Tadeu Porto (NF).

[Foto: Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda, participa de mobilização no aeroporto de Vitória]