Petroleiros realizam mobilizações nesta quarta no Sistema Petrobrás, contra o terrorismo golpista

[FUP] Conforme decisão do Conselho Deliberativo da FUP, que reuniu na segunda-feira, 09, dirigentes sindicais de todas as bases, os petroleiros realizam atos nesta quarta-feira, 11, em todas as bases em repúdio às ameaças terroristas que vêm sendo feitas por bolsonarista radicais às refinarias da Petrobrás. As mobilizações serão realizadas pela manhã, em diversas unidades da empresa, incluindo nas bases de Campos e Macaé.

Durante os atos, os sindicatos iniciarão assembleias para que os trabalhadores aprovem o manifesto da FUP (veja abaixo) contra os ataques golpistas e terroristas que colocam em risco a democracia e a soberania nacional.

Os atos desta quarta são continuidade das ações que as organizações sindicais petroleiras vêm realizando desde domingo (08) para reprimir as tentativas criminosas de ocupação das refinarias por terroristas golpistas que querem manter o caos no país, após a invasão bárbara dos três poderes da República no último domingo.

Na segunda, pela manhã, dirigentes dos sindicatos percorreram as unidades da Petrobrás para verificar as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações. No dia anterior, a FUP já havia cobrando medidas da Gerencia Executiva de Inteligência e Segurança Corporativa (ISC) da Petrobrás para coibir ações antidemocráticas, que possam facilitar atos terroristas.

A FUP e seus sindicatos também participaram das manifestações democráticas que foram realizadas na segunda, em diversas capitais do país, convocadas pelos movimentos sociais.

É importante que as trabalhadoras e os trabalhadores petroleiros, próprios e terceirizados, compareçam em massa aos atos desta quarta, em repúdio às ações golpistas e em defesa da segurança nas unidades do Sistema Petrobrás.

Leia a íntegra do manifesto da FUP:

Defender a Petrobrás é defender o Brasil: esse é o nosso trabalho. Golpistas não passarão!

A defesa incondicional da democracia e da soberania nacional são princípios que marcam as lutas históricas das trabalhadoras e dos trabalhadores petroleiros. Estampamos com orgulho em nossos uniformes a bandeira do Brasil. Bandeira esta que foi sequestrada por golpistas, cujas ações fascistas levaram o país e a nossa empresa à beira da destruição.

Os atos terroristas de domingo, em Brasília, chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República. Cenas de destruição do patrimônio público desnudaram em praça pública o fascismo como método e ideologia dos golpistas.

Nós, petroleiros e petroleiras, estamos em alerta nos últimos dias contra as tentativas de ataques terroristas às unidades do Sistema Petrobrás. Os golpistas tentaram ocupar as refinarias para impedir o abastecimento de combustíveis e aumentar o caos no país. Mas fracassaram retumbantemente.

“Defender a Petrobrás é defender o Brasil” não é só um grito de luta das nossas manifestações contra as privatizações. É o lema da nossa categoria. O sentido do nosso trabalho.

Qualquer ameaça à Petrobrás é uma ameaça ao povo brasileiro e à soberania da nossa nação. Nossa história é atravessada por resistências diversas contra ataques à nossa empresa, desde a sua criação, há quase sete décadas. Golpista algum irá nos intimidar.

Por tudo isso, nós, petroleiras e petroleiros do Sistema Petrobrás, nos colocamos a postos, em defesa do patrimônio público e da continuidade do nosso trabalho para abastecer o povo brasileiro, como sempre fizemos.

Manifestamos repúdio a qualquer atitude antidemocrática que possa vir a ocorrer por parte de bolsonaristas que ainda ocupem cargos de confiança no Sistema Petrobrás. Reiteramos as cobranças da FUP de que seja acelerado o processo de transição de gestão para que o presidente indicado pelo governo federal possa assumir o quanto antes o seu cargo e iniciar o urgente trabalho de recuperação da estatal.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Juntos somos fortes.

Democracia sempre!