Petroleiros relatam ocorrência com helicóptero na P-27

Uma aeronave operada pela empresa Aeróleo, modelo AW-139 (PR-MRT), quase se chocou com o heliponto da plataforma P-27, na Bacia de Campos, na tarde de ontem, de acordo com relato de trabalhadores recebido hoje pelo Sindipetro-NF.

Segundo os petroleiros, o helicóptero estava em altura abaixo do heliponto, perdendo sustentação, e as pás da aeronave chegaram a jogar água do mar para o lado em razão da pressão do ar.

“O pessoal localizado no fumódromo, abaixo do heliponto, correu, temendo choque da aeronave com aquele local. Após duas tentativas, a aeronave conseguiu ganhar altura e pousar na plataforma”, contaram os trabalhadores.

Versão da empresa

O Sindipetro-NF entrou em contato com a gerência de segurança da Petrobrás e cobrou explicações sobre a ocorrência. De acordo com a empresa, o caso está sendo investigado por meio da análise das imagens de vídeo do pouso. Ainda segundo a companhia, o relato da equipe responsável pelo heliponto é de que “houve perda de altitude mas o pouso foi normal”.

A gerência disse ainda que entrevistou os tripulantes e que estes relataram que chovia muito, mas não houve afundamento.

Outras ocorrências

Outros relatos de trabalhadores, recebidos nesta tarde pelo Sindipetro-NF, registram mais duas ocorrências com aeronaves na região. Hoje, helicóptero operado pela empresa Sênior (voo 1890), que seguiria do Heliporto do Farol de São Thomé para a plataforma P-35, apresentou falha na partida e os passageiros retornaram para sala de briefing.

Na sexta, 16, um helicóptero que conduziria trabalhadores para a plataforma PGP-1, no voo das às 09h20, sofreu uma pane no sensor de temperatura de óleo. De acordo com os trabalhadores, o piloto iniciou o procedimento de decolagem, mas o sensor de temperatura falhou. A aeronave foi conduzida para a área de manutenção e os petroleiros levados para a sala de embarque. O problema foi solucionado uma hora depois e o voo foi realizado.