Petroleiros sofrem com água contaminada em P-32

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos petroleiros de P-32, na Bacia de Campos, de que a água potável da unidade pode estar contaminada, exalando mau cheiro e tendo provocado várias ocorrências na enfermaria.

“O enfermeiro deu Polaramine a ele [um trabalhador que procurou atendimento] e falou com o médico de terra que era alergia. Todos nós embarcados estamos sendo contaminados há bastante tempo, pois no meu embarque passado a água estava com cheiro de podre e não sei se houve algum registro na enfermaria neste período. Abaixo da planta de processo tem um chuveiro e um dispositivo lava olhos que, ao ser aberto, a água estava parecendo leite e tinha cheiro forte. Só agora, depois de tanta reclamação, foi encontrado o problema e estará chegando água potável”, relata um petroleiro.

Os trabalhadores enviaram para o sindicato as cópias dos pedidos de providências em relação ao problema. A causa da contaminação está ligada ao problema em uma válvula de três vias que estaria dando passagem.

O petroleiro também relata que “o produto causa câncer e tem um monte de gente com vermelhidão na pele. Até agora estamos tomando banho com essa água contaminada, lavando verdura na cozinha, prato, copo. Vamos ficar doentes. A Petrobras sabe e não toma providencia. As fichas de emergência dizem claramente o que deve ser feito, mas ninguém faz. Nossas famílias vão ter que segurar essa irresponsabilidade da Petrobrás”.

O Sindipetro-NF cobrou providências imediatas da Petrobrás em relação ao caso, através do SMS da UN-BC . Para a entidade, a lentidão na resolução do problema é mais uma mostra da negligência da empresa em relação à saúde e à segurança dos trabalhadores.