Petros aplica a cisão dos planos e aporta 3,6 bi no PPSP

Do Nascente 1122: No final de 2019, a Petros efetivou a cisão dos planos Petros do Sistema Petrobras — Repactuados (PPSP-R) e Não Repactuados (PPSP-NR). Com isso, o Grupo Pré-70 passou a fazer parte de dois planos independentes: PPSP-R Pré-70 e PPSP-NR Pré-70.

O conselheiro Norton votou contrário ao pagamento do PED de 2015, indicando a existência de um subsídio cruzado entre os grupos pré e pós 70, devido a uma segregação equivocada de patrimônio destes grupos.

Na visão de Norton todo o patrimônio do Petros 1 deveria estar refletido por cotas em todos os participantes. Caso contrário, haveria um enorme acréscimo do déficit a ser assumido pelo grupo pós 70, que na verdade deveria ser de responsabilidade das patrocinadoras, já que elas são responsáveis pelo equilíbrio do grupo pré 70.

“Isso foi revisitado pela Petros e Petrobras e foi detectado a necessidade de aporte de 3,6 bilhões aos planos Petros 1 pós 70 remanescentes. Desta forma, foi estabelecido, como primeiro passo para a implantação do novo equacionamento, a cisão dos pré 70 e os aportes nos pós 70, reduzindo, assim, o déficit em 3,6 bilhões” – disse o conselheiro.