Petros engana aposentados e pensionistas e sequestra 30% dos salários

Fundação aplica descontos enormes nos benefícios recebidos, joga a culpa no ACT e causa insegurança e a pressão nas pessoas. FUP e sindicatos afirmam que Petros errou

Angústia é a sensação que tem tomado conta dos aposentados e pensionistas do Norte Fluminese ao verificar os enormes descontos que virão no adiantamento do salário benefício que será pago no dia 10 de fevereiro. O Sindipetro-NF tem sido muito procurado diante da redução dos valores recebidos, alguns quase com os contracheques zerados.

Para tentar entender o motivo dos descontos, as pessoas ligavam para o 0800 da Petros que respondia com uma nota informando que isso estava acontecendo porque o Acordo Coletivo aumentou a margem consignável para 30% de desconto da AMS. Essa resposta não é verdadeira! Aumentar a margem para 30% não quer dizer que a pessoa deve ser descontada em 30%. O desconto deve ser de acordo com o que a pessoa gasta na AMS. Se gastar 5% é esse percentual que será descontado, isso vai variar até o máximo de 30%.

Segundo o diretor do NF e membro da Comissão da AMS, Rafael Crespo, “o que a Petros fez, para calcular o adiantamento foi abater 30%, independente do beneficiário usar ou não usar, dever ou não dever à AMS e isso está errado”. Diante dos fatos, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) solicitou em caráter de urgência, uma reunião com o presidente da Petros para poder regularizar essa situação, que está deixando muitos aposentados e pensionistas preocupados porque já tem vários descontos. No fechamento dessa edição fomos informados que essa reunião foi agendada para sexta, 5 de fevereiro.

Os erros não param por aí! A Petrobras soltou um extrato errado da AMS para o mês de fevereiro que deixou todo mundo aflito, com valores estratosféricos entre R$10 mil e R$14 mil. Após cobranças da FUP e dos sindicatos a empresa retirou o extrato do ar, porque reconheceu a falha e está corrigindo esses descontos.

Benefício Farmácia

Na última reunião ocorrida no dia 27, a Petrobrás se comprometeu a rodar uma nova folha corrigida. O movimento sindical está cobrando que a Petrobras cumpra o que foi acordado e devolva 60% do valor que foi descontado em janeiro de Benefício Farmácia agora do dia 10 de fevereiro e não cobre o saldo devedor agora.

Uma nova reunião está agendada com a gerência da AMS da Petrobrás para o dia 08/02, às 9h, quando a FUP irá cobrar o parcelamento do saldo devedor da AMS. É importante a categoria se manter atenta e unida