PIDV e baixo efetivo causam vazamento de óleo na P-33

Chegou uma denúncia ao sindicato de que na plataforma de P-33 houve vazamento de óleo no mar. O problema foi detectado por volta das 22h do último dia 12 e o convés também ficou cheio de óleo. Pelo fato de ser altamente inflamável a plataforma correu risco de incêndio.

Segundo informações da categoria, foi acionado um rebocador pra fazer a dispersão mecânica da mancha. Esse rebocador capta a água e óleo e jateia de volta pro mar, somente para dispersar a mancha de óleo.

O Sindicato questionou a Petrobrás, que informou que o sistema que injeta anti-espumante no processo de separação do petróleo falhou. A espuma com presença de óleo entrou no separador  atmosférico, foi para o flare, que espalhou óleo no convés e no mar.

Trabalhadores informaram que no domingo, 13 de novembro, um representante da área ambiental da Petrobrás embarcou e desembarcou pra avaliar o ocorrido.

Baixo Efetivo

Com a saída de muitos trabalhadores pelo PIDV, o pessoal da manutenção foi migrado para a Facilidades e Produção, inclusive fizeram gestão de mudança para cada um dos trabalhadores trocaram de área, mas segundo informações tem muitos trabalhadores que ainda não tem curso de NR-13 (Operação e Manutenção Vasos e Caldeiras).

Mais uma vez baixo efetivo, principalmente após o Programa de Incentivo à Demissão Voluntária está relacionado a um acidente na Bacia de Campos. o Sindipetro-NF  tem denunciado exaustivamente essa situação gravíssima em seus veículos de comunicação, mas a gestão Parente, ao invés de repor o efetivo faz ações totalmente contrárias, colocando a Petrobrás em risco.

O Sindicato fez o registro no livro do Spie, que fica na base de Imbetiba, solicitando mais informações do que considera um acidente ampliado, além exigir a comunicação do fato ao Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).