PIDV e perseguições provocam adiamento de inscrições para Cipa offshore

A comissão eleitoral da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) offshore da Bacia de Campos, que envolve a UO-BC e a UO-RIO, decidiu prorrogar o prazo para inscrições de candidatos a cipista do calendário 2017/2018. Em reunião ontem, quando foi tomada a decisão, os representantes da Petrobrás alegaram que 20 plataformas não atingiram o quórum mínimo de cinco candidatos.

Para o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, a dificuldade em atingir o quórum para as comissões tem relação direta com a volta de velhas práticas da alta administração da companhia, que desestimulam a participação dos empregados.

“São perseguições, punições, transferências arbitrárias e assédios a cipistas atuantes. Isso tem se tornado frequente em todas as instalações da Petrobrás”, afirma o sindicalista.

Para ele, o “Sistema de Consequências”, onde a gestão minuciosamente procura erros em processos, “é utilizado para punir trabalhadores de chão de fábrica, e não para adquirir conhecimento que melhore as condições de segurança das unidades”.

Borges adverte ainda que “esse mesmo sistema não é aplicado quando a falha é do gestor, como quando há falta de EPIs, a implementação do operador mantenedor, ou o adiamento de manutenções e inspeções de equipamentos críticos que são constantemente denunciados pelo sindicato”.

O PIDV (Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário), aliado à redução de efetivo, é outro ponto que preocupa toda diretoria do sindicato. Para a entidade, o enxugamento de quadro também afeta diretamente as Cipas, pois, além de diminuir a quantidade de pessoas a bordo, se desfaz de empregados extremamente experientes em atuar na segurança das instalações.

“Os gestores da Petrobrás devem rever imediatamente suas posições com relação ao enxugamento de efetivo, ou serão responsáveis por uma nova tragédia na história da empresa”, advertiu Borges.

Novo prazo

O novo prazo para inscrições de candidaturas às Cipas offshore vai até o dia 11 de maio. A direção do Sindipetro-NF indica que os trabalhadores participem do processo eleitoral, candidatando-se ou votando em candidatos que representem de fato os trabalhadores.

O sindicato lembra que a Cipa é um dos principais instrumentos de prevenção de acidentes, e que, nela, os empregados têm oportunidade paritária de lutar por uma política de SMS que verdadeiramente coloque em primeiro lugar a saúde e a segurança dos trabalhadores.