Plantão sindical na Praia Campista foi transferido para quinta-feira, 3

O Plantão sindical que acontece todas às quartas-feiras na Praia Campista mudou de dia. Excepcionalmente essa semana será na quinta-feira. O motivo é o aniversário de 66 anos da Petrobrás que precisa ser comemorado pela categoria e sociedade brasileira., por isso o Sindipetro-NF estará debatendo os rumos da empresa com a categoria e, a partir das 8 horas, fará uma comemoração simbólica.

Na mesma data, a FUP e seus sindicatos estarão presentes no ato nacional convocado para Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mantido preso político desde abril de 2018. O ato na capital paranaense é simbólico para os petroleiros e petroleiras, que reconhecem a importância de Lula na história da Petrobrás. O ex-presidente foi o principal responsável pelos investimentos que fortaleceram a empresa e possibilitaram a descoberta do pré-sal.

A Petrobrás

A Petrobrás foi criada, em 03 de outubro de 1953 e desde essa época é alvo de disputas, cobiças e ataques. A maior empresa brasileira nasceu das lutas populares, impulsionadas na década de 40 pela campanha “O petróleo é nosso”, para que o país pudesse ser uma nação desenvolvida e livre da dependência estrangeira.

Desde então, a Petrobrás vem cumprindo essa missão, com muito sucesso e dedicação dos seus trabalhadores. Construiu o maior parque de refino da América Latina, desenvolveu a indústria nacional, tornou o Brasil autossuficiente e descobriu o Pré-Sal, que contém as maiores reservas de petróleo da atualidade.

Com tantas conquistas em um setor tão estratégico para o mundo, a Petrobrás tornou-se alvo de muitos interesses. Mas nunca antes em sua história, a empresa esteve sob risco de completa desintegração, como está agora.

De todo o patrimônio estatal privatizado no Brasil nos últimos cinco anos, cerca de 50% pertenciam à Petrobrás. É o maior desmanche já ocorrido na indústria mundial de petróleo.

O desmonte da empresa aprofunda ainda mais a crise econômica. Segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP), sem os investimentos da Petrobrás, a cadeia do setor de óleo e gás deixou de gerar mais de R$ 100 bilhões para o PIB, entre 2014 e 2018. Como consequência, 2,5 milhões de postos de trabalho foram fechados, o que representa 19% da atual taxa de desemprego.