Plataforma P-33, que está no Porto do Açu para ser desmontada, tem amarras rompidas

O Sindipetro-NF recebeu informações de que a Plataforma P-33, que está fora de operação e em fase de desmontagem no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), teve amarras rompidas na manhã de ontem, 13. O caso foi atribuído às más condições climáticas. Não havia trabalhadores a bordo no momento e não houve feridos.

O acesso à unidade havia sido interrompido na véspera, justamente em razão dos alertas climáticos. Ontem, por volta das 10h, aconteceu o rompimento de amarras. Foram mobilizados rebocadores para manter a unidade de forma segura no local. Procedimentos para troca das amarras estão em andamento.
Depois do rompimento, por  volta das 11h, a plataforma abalroou contra uma estrutura de andaime de acesso, provocando o tombamento do equipamento. De acordo com as informações iniciais recebidas pelo Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, não houve lesões a pessoas e o local, que já estava isolado, permanecerá desse modo.
Por estar em um porto, e não em alto mar, as amarras que estabilizam a P-33 envolvem operações menos complexas para serem reestabelecidas (diferentemente do que ocorre nos casos da P-19 e P38, noticiados pelo sindicato nos últimos dias).
A P-33 é uma das entidades que operavam no campo de Marlim, na Bacia de Campos, e foram leiloadas pela Petrobrás em 2023 para serem “descomissionadas” (desmontadas). A empresa vencedora do leição foi a Gerdau S/A, em parceria com o estaleiro Ecovix.
[Foto: Agência Petrobras]