Plataformas aprovam movimento do dia 28

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Editorial
Nossa voz no Conselho de Administração

O movimento sindical petroleiro luta há muitos anos para eleger um representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobrás. O CA é o órgão máximo de decisão da Companhia, onde são deliberadas suas políticas de investimento, respeito ao meio ambiente, de recursos humanos, segurança, entre outros temas ligados ao cotidiano da empresa.
No ano passado, pela primeira vez em 20 anos de Companhia, os empregados da Petrobrás puderam participar da eleição do CA. Apenas 17% dos empregados participaram de uma eleição tão importante. 
A partir do dia 30 de janeiro teremos uma nova chance de eleger nosso representante. Temos que ampliar o número de votantes. Essa não pode ser uma eleição que fique em segundo plano para a categoria, porque a participação em massa dos trabalhadores tem que ser uma demonstração para a companhia que queremos os trabalhadores em suas instâncias decisórias. Não queremos ser meros fantoches, mas queremos opinar e fazer valer a nossa voz. Queremos garantir a presença de um trabalhador no CA que tenha afinidade com nossos problemas. Hoje os trabalhadores da Petrobrás somam mais de 80 mil trabalhadores brasileiros, essas vozes precisam de um representante que coloque sua participação no CA em benefício de todos.
Por isso, a diretoria do Sindipetro-NF decidiu em reunião apoiar a candidatura do Coordenador do Sindicato, José Maria Rangel, a essa vaga, por entender que ele possui um enorme conhecimento da Companhia e das necessidades dos seus trabalhadores, confirmados através dos seus 27 anos de Petrobrás e 10 anos no comando das lutas dos petroleiros tanto na Bacia de Campos, quanto em nível nacional. Um sindicalista que tem como principais objetivos, a defesa da vida, da saúde e da segurança dos trabalhadores. 
Assim como o NF, outros sindicatos começam a definir seu apoio a José Maria, como Pernambuco/Paraíba, Caxias, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, hoje já são cinco, o que demonstra uma conexão do seu nome com as lutas da categoria petroleira de todo país.

Espaço aberto

Mídia tucana morre de medo de Lula

Hélder Molina *

Na semana passada, após um curto período de férias, o ex-presidente Lula retomou sua agenda política. Foi o que bastou para a mídia tucana ficar ouriçada. Um simples encontro do líder petista com o novo prefeito da capital paulista gerou reações hidrófobas. A Folha serrista foi a mais agressiva. “Lula encontra Haddad e dá diretrizes a seus secretários”, foi o título da matéria de 17 de janeiro. O Globo e o Estadão também trataram o prefeito como marionete, sem autonomia e personalidade. Um baita desrespeito!
Alguns “calunistas”, mais realistas do que o rei, foram mais longe nas intrigas e futricas. Eliane Cantanhêde, sempre ela, escreveu no dia seguinte que “chega a ser patética a foto de Lula no gabinete do prefeito de São Paulo, sentado entre Fernando Haddad e a vice Nádia Campeão, dando ordens, mostrando quem é o chefe. Pobre Haddad… Reduzido a pau-mandado, Haddad não vai poder reclamar quando os secretários despacharem diretamente com Lula”, esbravejou a patética Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB.
A mídia tucana não esconde o seu medo com o retorno de Lula à cena política. Ela adora dar destaque às platitudes neoliberais de FHC, mas tem ojeriza quando o petista ocupa seu papel de incontestável liderança popular. O seu temor agora é que o ex-presidente, tão caluniado pela direita nativa, volte a percorrer o país nas “caravanas da cidadania. A direita hegemoniza a mídia comercial, mas teme o poder de comunicação e o carisma de Lula. Por isso, ela quer “travar o líder petista”, como recomenda Cantanhêde.

* Publicado no Facebook.** Professor da Faculdade de Educação da UERJ e Assessor de Formação da CUT/RJ

Figuraça da semana

Maluf condenado
A Corte Real de Jersey fixou em US$ 28,3 milhões o valor que as empresas do ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) deve devolver à prefeitura de São Paulo. O montante (atualizado e com juros) refere-se aos valores desviados em um esquema de fraudes de 1997 a 1998. Segundo a sentença, o dinheiro foi enviado ao exterior por Flávio Maluf, filho do parlamentar, por ordem do pai. Em novembro do ano passado, a Justiça de Jersey condenou Maluf a devolver o dinheiro, mas sem definir os valores, que foram estipulados agora.

Capa

Plataformas aprovam movimento do dia 28
A mobilização nacional convocada pela FUP está sendo aprovada pelos trabalhadores em unidades marítimas da Bacia de Campos. 
As bases de terra realizam assembleias no próprio dia, 28. 
Em paralelo FUP foi ao DEST  para afirmar que a queda do lucro da Petrobrás não pode prejudicar a participação nos lucros e resultados dos trabalhadores

 No próximo dia 28, os trabalhadores das unidades marítimas da Bacia de Campos vão realizar um movimento de paralisação de PTs. O movimento está sendo aprovado pelos trabalhadores de plataformas em assembleias que vão até sexta, 25. Até o fechamento 19 plataformas haviam realizado assembleias.
 Já as bases de terra vão realizar na segunda, 28 assembleias nas entradas do expediente para avaliar o indicativo do Sindipetro-NF de atraso de duas horas. O movimento é nacional e convocado pela FUP que luta por uma PRL justa e democrática.
 Após o movimento, o Conselho Deliberativo da FUP voltará a se reunir no dia 30, para avaliar como foi a mobilização em todo país e propor novos encaminhamentos, que podem incluir uma greve por tempo indeterminado.
DEST
 Na última quarta-feira, 16, a FUP e seus sindicatos estiveram em Brasília, reunidos com o Diretor Geral do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), Murilo Francisco Barella, para debater as questões da PLR 2012, dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.
 A FUP recorreu a esta instância do governo, para afirmar que a queda do lucro da Petrobrás não pode prejudicar a participação nos lucros e resultados dos trabalhadores, que desde 2009, lutam por uma PLR justa e democrática, provisionada com base em critérios que atenda as reivindicações dos petroleiros.
 Diretores da Federação deixaram claro que a queda no lucro da Petrobrás não é nada menos que resultado das ações de seus acionistas e gestores indicados por eles, como a falta de manutenção de áreas operacionais, por exemplo, fato que ocasionou as interdições de diversas plataformas, por parte de órgãos públicos, e que antes foi denunciado pela Federação e seus sindicatos, assim como a depreciação cambial e a defasagem nos derivados de petróleo. O Diretor Geral do DEST comprometeu-se em avaliar as questões levantadas pela FUP e, em breve, debater o tema com a Petrobrás.

Calendário de Assembleias
Tecab    Segunda, 28  7h30
P. Campista  Segunda, 28  7h30
PT  Segunda, 28  7h30
Plataformas – até sexta 25, com retorno das atas até 12h do dia 26.

Indicativos:
– Plataformas: parada de PTs
– Bases de Terra: 
Atraso de duas horas na entrada do expediente no dia 28 de janeiro.

Procedimentos de paralisação de PTs
A parada de PTs no próximo dia 28 obedecerá aos seguintes procedimentos:
– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

CA da Petrobras

Sindicatos de PE/PB, MG, RS, Caxias e NF apóiam candidatura de Zé Maria

Os sindicatos petroleiros de Pernambuco/Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Caxias e Sindipetro-NF definiram o apoio ao nome de José Maria Rangel à vaga dos trabalhadores para o Conselho de Administração da Petrobrás. Agora são cincos sindicatos apoiando diretamente essa candidatura.
 Todos os apoios foram decididos pelas direções. No caso do NF, a diretoria do Sindipetro-NF decidiu em reunião de colegiado apoiar  a candidatura do Coordenador José Maria Rangel, ao Conselho de Administração da Petrobrás por acreditar que ele é um militante experiente, que conhece bem a Companhia e que irá lutar pelos interesses da categoria petroleira.
 As eleições estão marcadas para acontecer de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Na última eleição o quórum foi de 17% dos eleitores. Para a diretoria do NF é importante que a categoria reconheça o CA como mais um espaço de luta dos trabalhadores e uma conquista de todos. Por isso é importante que os funcionários da Petrobrás participem em massa. 
 Quem quiser conhecer um pouco mais candidato José Maria Rangel e seus compromissos pode acessar seu boletim no site do Sindipetro-NF (www.sindipetronf.org.br) ou entrar em contato pelo email:  [email protected].

Calendário Eleitoral
24/01 – (In)admitir pedidos de impugnação/ Notificar Impugnação para contrarrazões.
25/01 – Prazo para apresentação de contrarrazões.
28/01 – Julgamentos dos pedidos de impugnação/lista final de habilitados.
29/01 – Conferencia sistema de votação.
30/01 a 07 de fevereiro – início e termino das votações.
08/02 – Apuração da eleição primeiro turno.

Habitabilidade: PCH-1 fica sem água e alimentos

 No dia 22, o Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores de PCH-1 que a unidade estava sem água, frutas, legumes, manteiga e outros. O rancho que recebiam de reforço no meio da semana não tem sido entregue. A alegação é de que não há espaço suficiente para guardar o rancho rancho de toda a semana. A empresa responsável pela hotelaria é a CIS Brasil. 
 Os equipamentos de cozinha da plataforma estão inoperantes: quatro bocas do fogão,chapa de grelhar e corta frios.
 O Sindipetro-NF cobrou uma posição do Gerente de SMS da UO-BC e afirmou que as falhas são da  Petrobras e da contratada. Para o sindicato é preciso resolver imediatamente o problema para oferecer um serviço no mínimo decente aos trabalhadores.
 A Petrobrás informou que houve atraso de envio do rancho e por isso a contratada será multada. O rancho que era para ter chegado no sábado, só chegou no dia 22, após cobrança do Sindipetro-NF.

CA da Petrobras 2

Debate organizado pelo RJ desrespeita eleitores

Apesar de Zé Maria ter enviado email recusando a proposta, sites do RJ continuaram divulgando participação
 
Zé Maria Rangel não participou do debate realizado ontem, 23, organizado pelo Sindipetro-RJ,  por discordar da realização do mesmo ainda no primeiro turno. Apesar dos sites do Sindipetro-RJ, AEPET e da Agencia Petroleira de Notícias terem continuado a anunciar a sua presença no debate, o Diretor do Sindipetro-RJ, Emmanoel Cancela, já havia sido comunicado por email da não participação de Zé Maria na segunda, 21.
 José Maria Rangel recusou a proposta de debate entre dois candidatos que são supostamente apoiados por entidades nacionais, na sede do Sindipetro-RJ, explicando que “A FUP institucionalmente , não apóia nenhum candidato no primeiro turno das eleições para representante dos empregados no Conselho Administrativo da Pe-trobrás, visto que duas forças políticas que compõem a Federação lançaram candidatos”. Zé Maria é apoiado até o momento pelos sindipetros NF, PE/PB, Caxias, MG e RS.
 O debate foi marcado pelo RJ, unilateralmente, sem que o candidato pudesse opinar sobre a data a ser realizado, nem seu formato, e aconteceria antes do primeiro turno das eleições marcado de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. 
 Para Zé Maria um debate democrático e que respeite candidatos e eleitores é inviável com os 127 candidatos inscritos para o primeiro turno das eleições. “Então é preciso esperar que os empregados escolham, democraticamente, quem deve estar neste e em outros debates da campanha de segundo turno. Se é que haverá segundo turno, pois a eleição pode acabar no primeiro turno. São os votos dos empregados que vão definir tudo. Não há como antecipar a vontade dos eleitores” disse o Coordenador Geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, José Maria Rangel.

NF quer reunião sobre “ciclo” e horário flexível

O Sindpetro-NF protocolou um ofício no dia 22, solicitando uma reunião com RH da UO-BC, Dilza Taranto, para tratar da prática arbitrária de não pagamento de horas extras utilizando conceito de “ciclo” para os empregados que embarcam (cláusula 24 ACT) que continua, assim como as distorções no tratamento do horário flexível e controle de frequencia do pessoal administrativo. Até o fechamento sem resposta.
 Em reunião no dia 13 de dezembro, as gerências do RH do E&P e representantes dos RHs locais da UO-BC, UO-Rio e E&P-Serv confirmaram que a prática de não pagar as horas extras pelo conceito de “ciclo” é incorreta e que o que vale é o Acordo Coletivo de Trabalho e o Acordo do Dia de Desembarque. O RH ainda reafirmou na época que os procedimentos da companhia cumprem os dois acordos. 
 Dessa reunião para cá o sindicato recebeu diversos  emails da categoria mostrando que o problema persiste, com  os gerentes não pagando as horas extras quando da convocação na folga subsequente a realização de treinamento ou trabalho em terra no período de embarque. Já os trabalhadores de terra reclamam das práticas que as gerências tem adotado sobre horário flexível e controle de frequencia.

Curtas

P-40
A dedetização de baratas e moscas na unidade éstá atrasada desde outubro de 2012. Segundo relatos é facilmente visto um grande número de vetores (Baratas) na cozinha, saindo de frestas.O Sindipetro-NF cobra urgência por parte do SMS da UO-Rio para regularizar essa situação.
 

Setor privado
Algumas empresas onde os trabalhadores realizaram assembleias e aprovaram os acordos, até agora não assinaram e não encaminharam ao Ministério do Trabalho.
São elas: Baker – assembleia dia 18 de setembro; Superior –  em 17 de outubro; BJ – em 29 de outubro e Schlumberger – em 9 de novembro. 
O Sindipetro-NF já cobrou uma resposta das empresas criticando essa situação que só prejudica a categoria.

Curtinhas
** No dia 17 de janeiro completou um ano do falecimento do funcionário do Sindipetro-NF, Luizão. Presente!
** Um novo movimento pela duplicação da BR 101 começa a ganhar força em Macaé. Esta semana duas famílias perderam seus filhos na conhecida “rodovia da morte”.
** A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT promoveu ontem e continua hoje, 24,  um seminário de planejamento para definir as estratégias de luta em 2013.  O encontro é transmitido ao vivo pelo site da Central, e reune mais de 60 representantes de todo o país.