Plataformas da Petrobrás mantêm efetivo baixo de operadores

As áreas de produção e facilidades das plataformas estão sem operadores suficientes para fazer as rotinas e manter a segurança operacional. Essa denúncia foi encaminhada essa semana por trabalhadores de duas unidade a P-40 e a P-53.

Em P-53, além de não embarcar operadores para repor efetivo, a Petrobrás faz embarques extras de pelegos para cobrir férias de outros, inclusive em alguns casos onde não caberia o embarque. Para a diretoria do NF, fica explícito que esses embarques são exclusivamente para garantir o pagamento de horas extras ao grupo de interesse das gerências.

Já em P-40 o caso é mais grave. O efetivo mínimo da plataforma são quatro operadores de produção na área em cada turno. Agora a plataforma está  com três de dia e dois à noite. O Sindipetro-NF solicitou um posicionamento do SMS da UO-RIO, em relação a essas situações denunciadas. Caso não seja embarcado ninguém, o NF notificará à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

“Ao que parece a empresa deve estar querendo ver outros acidentes graves acontecendo, ao reduzir operadores a bordo das unidades” – comenta o diretor Tezeu Bezerra.

Em resposta ao sindicato sobre a P-40, a gerência de SMS da UO-Rio alega que o efetivo da unidade está “normal”. O sindicato não concorda e fará a denúncia aos órgãos fiscalizadores e pede que os cipistas eleitos(vice-presidente que é o que esteja embarcado há mais tempo) convoquem uma reunião extraordinária e CIPA conforme NR-5.

P-56

Em julho desse ano, o sindicato denunciou a falta de efetivo em P-56. O Sindicato orienta a categoria que realizem setoriais nas plataformas e mandem para NF denúncia de efetivo, colocando qual seria o mínimo e qual tem sido a prática.