Plataformas devem fazer assembleias pela manhã para aderir ao movimento

Desde às 19h de ontem, os petroleiros embarcados nas plataformas da Bacia de Campos estão realizando assembleias para aderir ao movimento nacional, que acontece hoje em todo país. Nas plataformas o NF orienta a paralisação de permissões para o trabalho (PTs) durante todo o dia de hoje, 29.

Até às 22h40 de ontem haviam chegado atas da plataformas PCH-1, PNA-1, PVM-1, P-08, P-09, P-19, P-25, P-35, P-33, P-37, P-50, P-51, P-54, P-55 e P-65, aderindo ao movimento.

O objetivo do sindicato com essa paralisação é integrar a categoria ao Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações convocado pela CUT para combater o corte de direitos dos trabalhadores.

Os petroleiros estão na luta especialmente contra o PLC 30, em tramitação no Senado após aprovação na Câmara como PL 4330 – da escravidão, que amplia as possibilidades de terceirização, e contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que dificultam o acesso a direitos trabalhistas em prática.

A diretoria do Sindipetro-NF também convoca a categoria a se mobilizar contra a venda de ativos da Petrobrás no pré-sal, recentemente anunciada. Na visão da categoria, não será aceito que a companhia ceda às pressões internacionais para entregar esta riqueza do povo brasileiro.

Orientações para Paralisação de PT´s nas plataformas:

1. Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
2. Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
3. Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
4. Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
5. Suspender as PTs de CIPA.
6. Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
7. Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
8. A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.
9. Informar ao sindicato o nome dos trabalhadores que furarem o movimento e dos gerentes que assediarem a categoria no dia da paralisação.