Plataformas realizam assembleias a partir da sexta, 14

A categoria petroleira no Norte Fluminense começa nesta  sexta, 14, a realizar assembleias para avaliar indicativos do Sindipetro-NF e da FUP de aprovação de Estado de Greve e Assembleia Permanente, além de mobilização na próxima quarta, 19.

As plataformas realizam assembleias até domingo e devem enviar suas atas ao sindicato até segunda 17, prazo final para a Petrobrás apresentar uma contraproposta aos trabalhadores..   Para orientar o movimento o Sindipetro publica ao lado os procedimentos para o dia do movimento e disponibiliza em seu site (www.sindipetronf.org.br) uma área com respostas às perguntas mais frequentes dos trabalhadores sobre a mobilização. As formas de mobilização nas bases administrativas e no Terminal de Cabiunas só serão divulgadas no inicio da semana da mobilização.

A mobilização na região atende a chamado nacional da FUP, que convocou a mobilização do dia 19 que contará com  atrasos de pelo menos duas horas nas trocas de turnos e no expediente administrativo, além de suspensão das emissões de PTs.

O que queremos

A categoria reivindica 10 % de ganho real, reabertura do PCAC, condições dignas de saúde e segurança, aumento de efetivos, igualdade de direitos, melhoria dos benefícios, fim das práticas antissindicais, entre outras reivindicações.

Calendário de Assembleias nas  Plataformas

Plataformas
Dias 14, 15 e 16, com retorno de atas às 12h da segunda, 17.

Indicativos
1 – Aprovar Estado de Greve e Assembléia Permanente.
2 – Aprovar mobilização de 24h no dia 19 de outubro. A forma de mobilização será divulgada também no site do Sindipetro-NF.

Procedimentos para a mobilização nas plataformas:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

Orientações adicionais para plataformas:

1 – Enviar atas da mobilização somente para o sindicato por e-mail para [email protected] ou por fax para 22 27659550. Os trabalhadores não devem informar ou entregar documentos para gerentes. Cabe ao sindicato a divulgação da mobilização.
2 – A decisão tomada na assembléia deve ser acatada pelos demais trabalhadores da unidade que embarcam entre a data da assembléia e o dia da mobilização.
3 – Uma reunião de organização deve ser realizada na plataforma no dia 18/10, véspera da mobilização. Nesta reunião, o sindicato recomenda formar comissão de organização da mobilização, de três a cinco companheiros.
4 – Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.
5 – Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.
6 – Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.
7 – Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes. Isso também é válido para treinamentos.