Plenafup aprova Plano de Lutas em defesa do pré-sal e da Petrobras

Após três dias de debates, os petroleiros que representaram suas bases na 6ª Plenária Nacional da FUP, realizada entre os dias 06 e 09 de julho, aprovaram um amplo calendário de lutas para barrar o desmonte da Petrobrás e a entrega do Pré-Sal.

Entre algumas das deliberações, estão o indicativo de greve por tempo determinado nos estados em que a Petrobrás colocou à venda os campos maduros de produção terrestre, convocação de um encontro nacional dos trabalhadores da Transpetro para organizar a resistência à privatização da subsidiária e seminário de planejamento da FUP para tecer estratégias contra a entrega do Pré-Sal e o fatiamento do Sistema Petrobrás.

A 6ª Plenafup foi realizada na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, tendo como tema “Manter acesa a chama da resistência”. Petroleiros de todas as bases da FUP participaram dos painéis de debates, que foram transmitidos ao vivo para todo o país pela TV WEB do Sindipetro-NF. Além de discutirem estratégias de enfrentamento aos entreguistas que agem contra o Pré-Sal e a Petrobrás, os trabalhadores apontaram a necessidade de intensificar as lutas pela defesa intransigente da democracia, da soberania nacional, das conquistas sociais, dos direitos dos trabalhadores e da democratização da comunicação.

CALENDÁRIO COM ALGUMAS DAS DELIBERAÇÕES DO PLANO DE LUTAS:

Greve por tempo determinado contra a entrega dos campos maduros terrestres

12 a 21 de julho – assembleias nas bases dos sindicatos que estão na linha de frente de resistência: Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco

18 de julho – encontro das assessorias jurídicas desses sindicatos

19 de julho – seminário de preparação de greve em defesa dos campos terrestres

27 a 29 de julho – seminário de planejamento de campanha da FUP, com participação dos coordenadores dos sindicatos filiados
05 a 07 de agosto – 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores da Transpetro