Plenária Nacional da CUT define como central a reeleição de Dilma

Primeira Mão 1148 – Os debates da 14ª Plenária Nacional da CUT, que começou no dia 28 e prossegue até sexta, 01/08, em Guarulhos (SP), apontam como central a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, para ampliar e fortalecer as conquistas da classe trabalhadora. Na presença do ex-presidente Lula, que participou da abertura do evento, e da própria presidenta Dilma, que compareceu à Plenária nesta quinta-feira, 31, os cerca de 700 delegados cutistas defenderam a reforma do sistema político, a implantação de conselhos populares, a regulamentação da mídia e o avanço das políticas públicas voltadas para a educação, saúde, transporte e segurança.

Com o tema “Organizar, Lutar e Avançar nas Conquistas”, a Plenária Nacional da CUT repercutiu a relação direta dos debates políticos com as eleições em curso e a agenda trabalhista, através do lançamento da Plataforma CUT da Classe Trabalhadora, com propostas que englobam temas históricos, como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho. O fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública e comprometida com o desenvolvimento nacional também integra o conjunto de propostas da CUT que foi apresentado pessoalmente à presidenta Dilma.
Além dos debates em torno da conjuntura política, nacional e internacional, a Plenária discutiu alterações estatutárias, estratégias de luta e ações para o próximo período. As delegações, incluindo os petroleiros da FUP e dos sindicatos do campo da CUT, realizaram nesta quinta-feira, 31, um ato conjunto com os movimentos sociais em defesa do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e por uma mídia democrática.