Plenária preparatória da Marcha das Margaridas reúne mulheres no Sindipetro-NF

Aconteceu na tarde desta sexta, 26, a plenária preparatória da 5ª Marcha das Margaridas, que acontece dias 11 e 12 agosto em Brasília. Na mesa de organização da Marcha, estavam presentes a diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria, a diretora da CUT, Vigínia Berriel, a representante da FETAG, Idaci Coutinho (Loura) e pelo MST, Cristina Dias.

Conceição de Maria convidou mulheres e homens a participar da Marcha  e lembrou da história de Margarida Alves, trabalhadora rural e sindicalista, que foi assassinada na porta de casa por um matador de aluguel com uma escopeta calibre 12. Virgínia Berriel falou sobre os assassinatos de trabalhadores rurais e da existência de diversas companheiras ameaçadas de morte no país, muitas delas vivendo escondidas.

Também estiveram presentes representantes dos assentamentos  e acampamentos: Osvaldo de Oliveira, Celso Daniel, Zé Pureza, Nelson Mandela, Cruz Vermelha, João Batista Soares, Paulo Freire, Kilombo, 31 de maio, Dandara, Palmares e D. Pedro Casaldáliga, que fizeram relatos dos problemas enfrentados no dia a dia. Ao final do encontro, foi decidido que os acampamentos devem preparar suas listas de quem irá participar da Marcha, contendo nome, identidade, CPF e telefone para contato, encaminhando para o sindicato até o dia 15 de julho.