PLR 2007: Petrobrás se compromete a apresentar parte das documentações cobradas pela FUP

Em reunião nesta quinta-feira, 12, com o RH da Petrobrás, a FUP tornou a ressaltar que a proposta apresentada pela empresa para a PLR 2007 não contempla as reivindicações dos trabalhadores. Os representantes da categoria cobraram mais uma vez transparência no processo de negociação, destacando que a Petrobrás ainda não se pronunciou sobre os documentos cobrados pela FUP, como a freqüência dos trabalhadores por nível ao longo de todos os meses de 2007, inclusive aqueles que receberão a PLR proporcional ao período efetivamente trabalhado. Esses dados são imprescindíveis para subsidiar os trabalhadores na negociação da PLR.

A Federação ressaltou que o próprio Acordo Coletivo garante que a Petrobrás repasse à FUP e aos sindicatos a movimentação mensal dos trabalhadores. Além disso, a Lei Federal 10.101, que regulamenta o pagamento da PLR, também destaca a importância de transparência no processo de negociação. Ao final da reunião, o RH, finalmente, concordou em providenciar parte das informações solicitadas, como a freqüência de trabalhadores em dezembro de 2007. No entanto, a empresa continua sem se pronunciar sobre a listagem dos trabalhadores que receberão a PLR proporcional.

Em relação à proposta apresentada, que reduz em 15% o provisionamento da PLR 2007 em comparação ao ano anterior, a Petrobrás se limitou a apresentar indicadores para tentar justificar os valores propostos. A FUP deixou claro a sua total discordância com a forma com que a PLR tem sido tratada pela empresa, cuja lógica se baseia apenas no conceito de lucro, em detrimento dos resultados. A Federação ressaltou que é imprescindível que a Petrobrás altere esta lógica, passando a discutir com os trabalhadores critérios para o provisionamento e distribuição da PLR, como todos os anos se compromete a fazer nos acordos, mas nunca cumpre.

Para definir os próximos encaminhamentos em relação à campanha da PLR, a direção colegiada da FUP indica a realização de um Conselho Consultivo no próximo dia 18, com participação de representantes de todos os sindicatos filiados.

Direção Colegiada da FUP