PLS 131 pode ser votado a qualquer momento no Senado

Muda Mais – O projeto de Lei PLS 131 de autoria de José Serra, que acaba com a obrigatoriedade de participação da Petrobras na exploração do Pré-sal, está para ser votado em breve no Senado. Para defender seu projeto, o senador tem dito o seguinte:

– O PLS 131 não entrega o petróleo aos estrangeiros.

Ora, atualmente cerca de 91,8% da produção de petróleo e gás natural vêm de campos operados pela Petrobras. A produção nacional se concentra na estatal. Dos 20 campos com maior produção de petróleo, 17 são operados pela Petrobras. Sendo assim, caso a Petrobras não participe de todas as explorações que outra empresa participaria? Empresas estrangeiras.

– O PLS 131 não reduz as receitas da Educação.

Acontece que se a Petrobras não participa, o Estado arrecada menos. Assim, é menos verba para a educação.

– A Petrobras não conseguiria arcar com os investimentos do Pré-sal

Como assim, senador? Estudo feito pela consultoria legislativa da Câmara mostra que “a Petrobras é a empresa de energia que mais investe no mundo e que aumentou suas aplicações sete vezes de 2002 até o início de 2014”. Mais que isso, os investimentos são feitos com uma política de conteúdo local, incentivando a indústria brasileira e gerando empregos. Por fim, cabe lembrar que não há empresa no mundo com maior experiência em águas profundas e com tecnologia mais avançada para exploração do Pré-sal que a Petrobras.

Por isso, não se deixe enganar: o PLS 131 é ruim para o Brasil!