Podcast da Rádio NF debate as lutas dos movimentos negros nesta véspera do 20 de Novembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Racistas não passarão! O episódio 124 do Podcast da Rádio NF, nesta véspera do Dia da Consciência Negra, debate o preconceito racial, as lutas dos movimentos negros e a destruição de políticas públicas na área no atual governo. Moderado pelo jornalista Álvaro Marcos, o programa tem as participações da cantora e sociólogoga Simone Pedro e do pesquisador Leopoldo Antunes.

Simone Pedro lembra que o 20 de Novembro “não é um dia em que se comemora algo, é um dia em que se reclama algo”. Ela mostra como é necessário desmistificar, por exemplo, a figura da Princesa Isabel como liberadora do povo escravizado. “Existe um protagonismo negro muito grande no processo da Abolição. Existem obviamente pessoas livres, mas existe um protagonismo de pessoas pretas e pardas muito forte na pressão pelo resultado da Lei Áurea”, explica.

Antunes, que pesquisou as revoltas escravas no Brasil e a Desobediência Civil, sob o ponto de vista do Direito, debate como a resistência na luta pela liberdade ganhou, ao longo da história, um estatuto diferenciado em relação a desobeciência comum a qualquer lei.

Confira: