Da Imprensa da FUP – A Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros (Fenaspe) apoiam a chapa “Petros para os participantes”.
Leia o manifesto completo:
Deliberar e fiscalizar a gestão e os investimentos do segundo maior fundo de pensão do país não é algo trivial. Afinal de contas, são R$ 135 bilhões em patrimônio e 133 mil participantes e assistidos divididos em 24 planos. É uma responsabilidade enorme: garantir que, após décadas de dedicação, esses trabalhadores e suas famílias tenham a tranquilidade que merecem. Mas essa responsabilidade já faz parte do nosso cotidiano há muitos anos.
Nós quatro somos trabalhadoras e trabalhadores que já representam dezenas de milhares de empregados nas duas maiores empresas do Brasil, a Petrobrás e a Vibra/BR, além das demais empresas do sistema Petrobrás: TRANSPETRO, TBG, PBio, Termobahia, ANSA e outras subsidiárias.
Para o Conselho Deliberativo, apresentamos como candidatos Adaedson Costa e Ana Paula Baião (Dupla 51). Adaedson é técnico de operações da RPBC, foi coordenador-geral do Sindipetro-LP e, atualmente, é coordenador-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Foi Vice-Presidente Administrativo do Clube 2004 CEPE – Clube dos Empregados da Petrobrás de Santos. Advogado e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, há anos acompanha de perto a Petros, participando tanto do GT Petros quanto da Comissão Quadripartite, onde está sendo elaborada uma proposta para o fim dos equacionamentos. Ana Paula Baião, assistente social da Petrobrás, é diretora da FNP e do Sindipetro-RJ, entidade de vanguarda na luta dos petroleiros aposentados.
Para o Conselho Fiscal, apresentamos Paulo Cesar Martin (PC) e Jane Sant’Ana (Dupla 62). Paulo Cesar, petroleiro desde 1984, tem uma longa trajetória de atuação na Petros, participando das diretorias da FUP e da ANAPAR voltadas à seguridade. Organizou e liderou lutas históricas, como a que barrou o Plano Petrobrás Vida – PPV (2000), e a que encerrou o PED Assassino (2018). Atualmente, também integra o GT Petros e a Comissão Quadripartite. Jane, empregada da BR desde 1999 e depois da Vibra, é dirigente sindical na representação dos trabalhadores do Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do RJ, incluindo os da Vibra Energia e Liquigás. Atua ativamente nas pautas de Planos de Saúde e Previdência da categoria.
Embora sejamos duas duplas concorrendo a cargos distintos, atuaremos como uma equipe unida na Petros. Juntos formamos a chapa “Petros para os Participantes”. Cada um dentro de suas atribuições institucionais, mas sempre de forma complementar, para atuar no melhor interesse dos participantes e assistidos da Petros.
Nossa candidatura nasce do apoio das representações legítimas dos participantes e assistidos, com o respaldo inédito de Federações, Sindicatos e Associações da categoria. Não somos candidatos de nós mesmos. Exerceremos nossos mandatos em sintonia com essas entidades e, consequentemente, com todos os participantes e assistidos — com transparência e contato direto, olho no olho.
A unidade entre essas entidades já gerou conquistas concretas para os participantes da Petros: o pagamento da dívida dos pré-70 por parte da Petrobrás; a Paridade Plena, com a Petrobrás e a VIBRA/BR passando a contribuir paritariamente com os assistidos, inclusive nos equacionamentos; o fim do Plano Petrobrás Vida; o encerramento do PED 2015, o PED assassino; entre tantas outras vitórias. Sem contar avanços em outras áreas, como a volta do 70×30 na AMS, que aliviou a vida de milhares de beneficiários do plano.
Por isso, vote nos candidatos da Chapa “Petros para os Participantes”: por um Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal em total sintonia com os interesses de todos os participantes e assistidos da Petros.