“Por sorte”, um “flash” sem vítimas na P-55

Heroísmo tem limite

A Petrobrás que acelera o deslocamento de plataformas do estaleiro para áreas operacionais, mesmo com graves consequencias para a segurança, é a mesma que atrasa obras em banheiros e deixa trabalhadores na fila para exercer a necessidade básica de tomar um banho. É sempre assim: pressa para cuidar da produção e lentidão e burocracia para cuidar do ser humano.
A insistência neste desleixo para com a segurança e a habitabilidade começa a provocar efeitos ainda mais profundos que o mero desconforto cotidiano. Até mesmo entre os mais calejados petroleiros, aqueles chamados “antigos”, que se forjaram no amor à empresa e na profunda percepção do papel que esta desempenha para o País, a desilusão com o modo como têm sido tratados é latente.
O petroleiro é um nacionalista. É um tipo de trabalhador que não limita a sua experiência à dimensão técnica. Ele sabe, por vivência, por convivência e por leituras, que o seu esforço e o seu conhecimento estão empregados em um projeto de décadas, que livrou o Brasil de ser escravo de multinacionais do petróleo desde o início das atividades do setor.
Cada petroleiro é movido pela crença de que o seu trabalho desenvolve o País, o ajuda a se tornar mais soberano, e que, apesar de tudo, pode se orgulhar da sua atividade.
Mas quando este trabalhador precisa enfrentar filas para tomar um simples banho a bordo de uma plataforma, como ocorreu em PGP-1 e foi noticiado pelo site do Sindipetro-NF, ou quando recorrentes falhas gerenciais o expõe a sucessivas e desnecessárias situações de risco, este petroleiro começa a se questionar sobre a validade da sua dedicação.
“O  Sindipetro-NF recebeu informações de que 18 camarotes do terceiro piso da plataforma de Garoupa (PGP-1), na Bacia de Campos, estão sem acesso a banheiros. A área atende a 72 petroleiros, que estão tendo que compartilhar sanitários das demais áreas da plataforma, que são distantes e não atendem à demanda gerada”, registrou o NF nesta semana.
A empresa disse ao sindicato que não era bem assim. Que havia banheiro para todos, na proporção devida, mas que estavam em áreas abertas. Para o NF, isso só confirma o improviso. Se não tivessem deixado acumular tantos problemas, os impactos não seriam tão grandes — a propósito, situação semelhante ocorreu com o sistema de ar condicionado da P-26, e não pela primeira vez na Bacia.
O fato é que a excelência da produção também precisa ser vista na segurança e na habitabilidade, sob pena, como comprovam números recentes, de até mesmo os lucros serem atingidos por interdições, perdas operacionais e baixa produtividade de trabalhadores desestimulados.

Espaço aberto

Racismo no local de trabalho

Maria Júlia Reis Nogueira**

O jogador Tinga entrou no segundo tempo da derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, do Peru. A cada vez que tocava na bola, uma sonora vaia formada por gritos que imitavam o som de macacos vinha das arquibancadas.
O que ocorreu no Peru levou grande parte da sociedade brasileira a mostrar sua indignação, pois, para muita gente, não existe racismo no Brasil. Existe no Peru e em outros lugares, gerando revolta, mas, no Brasil, nem pensar.
O Brasil concentra a maior população afrodescendente fora da África e, mesmo assim, negro continua sendo o maior alvo da violência e sofrendo a maior desigualdade no mercado de trabalho. É lastimável que manifestações racistas ainda ocorram nos dias atuais, e não apenas no futebol.
Convivemos com a desigualdade entre negros e brancos e muitos pensam que é fruto somente de um problema social, não do preconceito. Isso legitima que o preconceito se mostre em nosso cotidiano.
A Lei Caó, que este ano completou 25 anos, pune crimes contra o racismo define como crime o ato de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Também regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo.
O crime de racismo atenta contra os princípios nos quais se erige e se organiza a sociedade humana, baseada na respeitabilidade e dignidade do ser humano e de sua pacífica convivência no meio social. Não podemos seguir dizendo que isso foi uma coisa menor, para deixar pra lá. Episódios como este podem causar um sentimento de inferioridade, forjado coletivamente, que destrói os anseios e fortalece os estigmas raciais. Queremos ver a situação finalmente mudar. A democracia é incompatível com crimes de racismo.
O movimento sindical cutista seguirá atento e denunciará os casos de discriminação que ocorram contra os trabalhadores, e permanecerá empenhada em eliminar o racismo em todas as suas formas.

* Versão editada em razão de espaço. Íntegra disponível em www.cut.org.br. ** Secretária de Combate ao Racismo da CUT.

Figuraça da semana

Escavidão Moderna

Algumas das mais cruéis formas de exploração no trabalho ocorrem em call centers. São frequentes as denúncias de que os trabalhadores destes setores enfrentam constrangimentos desumanos em virtude da sanha dos patrões por controlar horários e “produtividade”. Um dos mais recentes episódios deste submundo envolve o banco Santander, de acordo com denúncia do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A entidade afirma que a instituição bancária tenta controlar o horário de ida ao banheiro, que estaria permitido aos funcionários apenas no período legal de descanso de 30 minutos, e também criou o horário de almoço “flutuante”, que a cada dia pode ser diferente. Leia mais emhttp://bit.ly/1gkSVQU .

Insegurança crônica

“Por sorte”, um “flash” sem vítimas na P-55

Categoria relata que trabalhadores haviam acabado de deixar o local onde ocorreu um “flash”, uma espécie de explosão que não causa danos maiores e não gera incêndio, no último dia 12

O sindipetro-NF recebeu nesta semana, de trabalhadores, a informação de que, no último dia 12, às 18h40, ocorreu uma explosão na plataforma P-55, na Bacia de Campos. O caso também havia sido informado à entidade pela Petrobrás. A ocorrência foi classificada como tendo sido um “flash” (uma explosão rápida de menor proporção, que não provoca danos).
 De acordo com relatos dos petroleiros, por pouco não houve uma fatalidade. “Por sorte os dois executantes não estavam no local durante o evento. Tinham saído para buscar umas ferramentas”, contaram.
 O serviço era de retirada de uma válvula PSV para calibração. Após as manobras de bloqueio e verificação de ausência de pressão, o operador liberou o equipamento para intervenção. No entanto, em razão de problemas constantes com o atual poço produtor da plataforma, que está “morrendo”, o flare apagou, sendo necessário seu acendimento. A hipótese é a de que o houve mistura de gás e ar, e ao acionar o flare ocorreu o flash, saindo pela linha aonde tinha sido retirada a PSV.
Excesso de PTs
 Os trabalhadores afirmam ainda haver grande demanda de PTs (Permissões de Trabalho) para os operadores, que estão em número reduzido a bordo, gerando insegurança.
 “A P-55 está com grandes pendências de obra e a companhia está forçando a barra para a produção de óleo a qualquer custo, só não tivemos uma fatalidade ainda porque os trabalhadores estão segurando na unha a teimosia da empresa”, relatam os petroleiros.
Transbordo
 Também na P-55, alguns dos trabalhadores das empresas terceirizadas estão transbordando diariamente com aeronaves para duas sondas que estão servindo como flotel. “Várias vezes, por problemas meteorológicos, eles ficaram na P-55, só que sem camarote para dormir, e suas roupas e pertences pessoais nas sondas. São colocados colchões no chão da academia, sala de internet e outros locais, sem banheiro dedicado ou qualquer outra condição prevista em nossa legislação e respeito a dignidade do trabalhador”, denuncia a categoria.

P-20: NF denuncia desembarque de técnicos de inspeção

O Sindipetro-NF formalizou no Spie da UO-BC a ocorrência indevida de desembarque de técnicos de inspeção da plataforma P-20. A decisão de fazer o registro foi tomada pela diretoria da entidade em reunião no último dia 19.
 Como demonstrado pelos cipistas de bordo, o desembarque dos técnicos fere disposições que garantem o bom desempenho do próprio Spie, que, entre outras atribuições, deve “efetuar, ou testemunhar, ou assegurar a realização dos ensaios, medições, testes e exames necessários para avaliar as condições físicas dos equipamentos sob seu controle, com base em procedimentos escritos quando aplicável”. Esta, entre outras necessidades apontadas pelos trabalhadores e pelo sindicato, se tornam inviáveis sem técnicos de inspeção a bordo.
 O NF reafirmou em seu registro no Spie a sua preocupação em relação à autonomia funcional dos técnicos de inspeção e profissionais habilitados (PHs) envolvidos nas atividades.
 De acordo com avaliação dos cipistas, a empresa precisa garantir que ao menos um técnico de inspeção esteja embarcado em cada grupo de trabalhadores.

Caos aéreo

NF investiga em comissão caso NS-07

A Petrobrás constituiu comissão para investigar as causas de ocorrência com uma aeronave, no último dia 16, no NS-07, na Bacia de Campos. O Sindipetro-NF será representado na comissão pelo diretor Vitor Carvalho.
 Como noticiou o site do sindicato no último dia 17, o helicóptero modelo SC6C++, prefixo CHI, operado pela empresa BHS, enganchou o trem de pouso na rede do heliponto da plataforma.
Imagem
 Uma imagem e relatos sobre a ocorrência também foram publicados pelo Portal Marítimo, que pode ser acessado no linkhttp://bit.ly/1c5nJCM.

Eleição no NF

Categoria forma Junta Eleitoral

Cinco petroleiros serão os responsáveis por coordenar as eleições sindicais 2014

O processo eleitoral para a nova Diretoria e novo Conselho Fiscal do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense gestão 2014/2017 teve início na noite desta quarta, 19, quando aconteceu a Eleição da Junta Eleitoral, na sede da entidade, em Macaé.
 Com o teatro  lotado, primeiro foi votado o número de membros que compõem a junta. Duas propostas foram apresentadas, uma da direção do sindicato, para que fosse composta por cinco trabalhadores e outra da oposição, de sete membros. Foi aprovada a proposta da diretoria e a Junta Eleitoral terá cinco pessoas.
 Em seguida foram apresentadas duas chapas para formar a junta por proporcionalidade dos votos apurados. A Chapa 1 foi composta por Francisco José de Oliveira, Luiz Carvalho (Juruna), Carlos Glauco Barbosa da Silva, Jorge Machado e Luiz Alves e a Chapa 2 por Rafael Rocha, Sergio Muniz, Mateus Correa, Edson Oliveira e Valdir Menezes.
 A Chapa 1, apresentada pela atual diretoria, teve 114 votos e a Chapa 2, apresentada pela Oposição, teve 47 votos. Pela proporcionalidade, a primeira elege quatro membros, e a segunda um.

Integrantes da Junta
Serão os seguintes os integrantes da Junta Eleitoral que coordenará o pleito: Francisco José de Oliveira (PNA-2), Luiz Alves (Aposentado), Jorge Machado (P-10), Carlos Glauco Barbosa da Silva (Aposentado) e Rafael Rocha (Tecab).

PLR Futura

Região terá assembleias para avaliar

Das Imprensas da FUP e do NF

Nesta terça, 18, o Conselho Deliberativo da FUP se reuniu para avaliar a proposta de regramento da PLR, apresentada pela Petrobrás na segunda, 17, no Rio de Janeiro. A empresa apresentou uma proposta com percentuais para o cálculo do  montante, entre 4,5% a 7,25%, sobre o lucro líquido da companhia.
 Na reunião de negociação realizada na última semana, a Petrobrás apresentou uma proposta com variação entre 4% e 5,25% , que não seria aplicada na PLR 2013, porém, após a rejeição da FUP, além do aumento nos percentuais, o regramento já terá validade no pagamento da PLR deste ano, que será quitada a partir do dia 1º de julho.
 O Conselho Deliberativo da FUP indicou a realização de assembleias para aceitar a proposta.
 O NF disponibilizou em www.sindipetronf.org.br material sobre PLR Futura, preparado pelo Dieese, e convocará assembléias após o Carnaval. Na próxima semana, também será panfletada uma edição especial do Primeira Mão sobre o tema.

Dieese NF

Custo médio da Cesta Básica em Macaé sobe em janeiro

A subseção do Dieese no Sindipetro-NF divulgou nesta semana o resultado da pesquisa da Cesta Básica em Macaé. De acordo com o levantamento, o custo médio do conjunto dos produtos que compõem a cesta no município atingiu R$ 269,89 em janeiro de 2014. O resultado representa uma expansão de 1,85% em relação a dezembro de 2013. Ainda assim, os preços são 2,10% inferiores aos apurados no mesmo mês do ano passado.
 A pesquisa também calcula a quantidade de horas em sua jornada que o trabalhador que recebe um salário mínimo precisa cumprir para adquirir os produtos de uma cesta básica. Em Macaé, ainda em janeiro de 2014, este tempo foi de 82 horas e 01 minuto.
 O valor gasto com a cesta básica representou, em janeiro, 40,52% do salário mínimo líquido (R$ 666,08), após os descontos da Previdência Social.
 Na comparação entre dezembro e janeiro, sete produtos registraram variações positivas do preço médio. Os ítens com maiores elevações de preço foram a farinha (7,51%) e a batata (7,28%).
 A carne e o pão, que representaram quase metade (46,51%) do custo da cesta básica de Macaé em janeiro, tiveram aumento de preços da ordem de 1,53% e 2,94%, respectivamente. Entre os produtos com redução de preço, destacaram-se o açúcar (-4,03%) e o leite (-2,63%).
Tabela completa
 Confira a tabela completa com os preços dos produtos da Cesta Básica em Macaé e outras informações do Dieese sobre a pesquisa em http://bit.ly/MwcfBS.

Movimentos Sociais

Reforma política em Constituinte

Da Agência CUT

A CUT, outras centrais sindicais e movimentos sociais realizaram no último sábado, 15, em Brasília, a plenária do Plebiscito para uma nova Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política. Com a presença de dezenas de entidades , a reunião fez um balanço da Campanha e procurou organizar os próximos passos para o sucesso da iniciativa.
A secretária de Comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, coordenou a mesa de análise de conjuntura realizada com o advogado Ricardo Gebrim e a socióloga Misa Boito.
Para Misa, há acordos conservadores no Congresso para boicotar o plebiscito. A socióloga aponta, ainda, que a minirreforma eleitoral em tramitação no congresso não apenas deixa tudo como está, mas piora ainda mais a possibilidade de renovação do Congresso, introduzindo voto distrital, cláusulas de barreira para partidos menores e mantendo o financiamento privado de campanha.
 Para ela, a proposta de plebiscito apresentada pela sociedade civil tem eixos importantes, como o voto proporcional e o financiamento público de campanha – solução para diminuir a representação de empresários e latifundiários com recursos para eleger seus representantes -, mas a campanha é ampla e cabe a todos os setores.
 “Tem de ter o cuidado nesta campanha de não deixar ninguém de fora. Outros projetos que existam tem lugar aqui. O objetivo da Campanha é elaborar junto e não apresentar proposta pronta.”, afirma a socióloga.
 Segundo Misa, o desafio da ala progressista da sociedade é ocupar as ruas no debate para a reforma política efetivamente democrática. “Há um caldo de cultura que está aí e cujas reivindicações não foram alcançadas. Deixar este movimento sem uma perspectiva política é triplicar o risco de manipulação dos setores conservadores”, complementa.

Curtas

Seminário da FUP
Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, será realizado o Seminário Internacional da FUP e Rede Sindical Global de Trabalhadores e trabalhadores do setor petróleo, no Rio de Janeiro. O Encontro Internacional, além de articular a construção da Rede Sindical Global de Trabalhadores Petroleiros da Petrobrás e, outras empresas do mundo.

Luto
Morto no domingo, 16, vítima de acidente de carro na BR 101, próximo ao município de Silva Jardim, o petroleiro Alessandro Costa Rachid, engenheiro da Petrobrás, foi sepultado na tarde da terça, 18, em Campos dos Goytacazes. O acidente também causou a morte de uma criança de 4 anos e deixou gravemente ferida uma mulher de 33. O Sindipetro-NF registra suas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de todos os envolvidos.

IESA
Continua a grande insatisfação dos trabalhadores em relação ao modo como vêm sendo tratados pela  Iesa, em Macaé. Ontem, a categoria fez uma paralisação em frente a empresa. O Nascente 830, de 30 de Janeiro, já registrava os problemas na empresa. O NF, embora não represente formalmente os funcionários, é solidário à luta.

Curtas
** Disponível no site da Rádio NF entrevista com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, sobre a cobertura da mídia nas manifestações populares. Confira em http://bit.ly/Nefoqi .
** E o entrevistado de hoje do programa Entrevista NF, às 9h30, é o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, que faz um balanço sobre a sua atuação no Conselho de Administração da Petrobrás.
** Teve grande repercussão o programa “Entre Aspas”, da Globonews, nesta semana, que discutiu a crise na Venezuela. O jornalista Igor Fuser desafiou, na própria emissora, que alguém encontre na Globo uma única notícia positiva sobre a Venezuela nos últimos 15 anos. Assista em http://glo.bo/1hy13CI.
** No dia 31 de março se completarão 50 anos do Golpe Militar de 1964. Entidades e instituições preparam eventos para não deixar esta memória desaparecer.