Pré-Sal e Petrobrás são tema de debate no Festival da Utopia, em Maricá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em meio a um cenário de crise política em que as representatividades estão em cheque e as decisões que fizeram a esquerda brasileira chegar até aqui são questionadas, o Festival da Utopia surge em Maricá (RJ) como horizonte que pode apresentar novas estratégias. De 22 a 26 de junho, intelectuais, artistas, sindicalistas, estudantes, líderes políticos e sociais de várias partes do mundo participam do encontro.

A ativista indiana Vandana Shiva, o escritor paquistanês Tariq Ali, a filósofa e feminista norte-americana Angela Davis, políticos brasileiros como a Deputada Federal Jandira Feghali e o próprio propulsor deste contexto no país, o ex-presidente Lula, se reunirão durante 4 dias na Tenda dos Pensadores, localizada na Praia da Barra, em uma programação que mescla debates à atividades culturais.

O coordenador da FUP, José Maria, será um dos expositores da mesa “A defesa do Pré-sal e da Petrobrás como motor de desenvolvimento nacional e de resistência ao projeto neoliberal”, que terá também entre os debatedores o ex-diretor da Petrobrás,Guilherme Estrela, o dirigente do MAB, Gilberto Cervinski, o cientista político e professor de Relações Internacionais da UFABC, Igor Fuser, e Marilda de Abreu Araújo, secretária de Organização da CNTE. O debate será na sexta-feira, 24, pela manhã, na enda dos Trabalhadores Carlos Manoel.

Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta. No sábado, um grande ato marcará o festival com a presença de Dilma. O presidente Lula participa da abertura do festival ao lado de Aleida Guevara, filha do lendário Che Guevara.

Com a participação dos movimentos sociais desde a concepção do festival, as atividades refletem uma construção colaborativa que agrega feira literária com títulos e editoras da esquerda brasileira, encontro internacional da juventude em luta, debates com pensadores de todo o mundo, feira da reforma agrária, acampamento com movimentos de novo tipo, além de espetáculos e debates com grupos de teatro político da América Latina, África e Ásia.

A programação cultural também traz o traço político do festival. Defensores da democracia nos palcos pelo país também se apresentarão: Beth Carvalho, Chico César e Detonautas Roque Clube. A programação se expande também para as crianças com contações de história, brincadeiras e oficinas com a temática da utopia no Espaço Mundo Encantado.

Veja aqui a programação completa.

Mais de 20 caravanas de todo Brasil estão confirmada e um grande acampamento receberá os interessados com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento www.festivaldautopia.com

Fonte: Com informações do Festival da Utopia