Prefeitáveis de Campos e Macaé começam a receber carta do NF

O Sindipetro-NF começou nesta semana a fazer os primeiros contatos com as assessorias de candidatos e candidatas às Prefeituras de Campos dos Goytacazes e de Macaé em busca de assinaturas em carta compromisso em defesa da Petrobrás. O documento está sendo submetido a postulantes de todos os partidos nas duas cidades, com o objetivo de alertar sobre a gravidade do momento vivido pela companhia e firmar o apoio do futuro prefeito ou futura prefeita ao combate à privatização da empresa.
“Por reconhecer o papel estratégico da Petrobrás no desenvolvimento do país e do Norte Fluminense, defendo que a companhia se mantenha forte e sob controle estatal, vinculada a um projeto que defenda a sua integração em todas as etapas da cadeia produtiva — com especial atenção, neste momento, à preservação das refinarias dentro do seu sistema”, ressalta trecho da carta.

Indutora da economia

A Petrobrás tem sido vital no desenvolvimento destas duas cidades, desde os anos 70, e o sindicato avalia que é papel das Prefeituras da região a defesa da companhia enquanto empresa forte, integrada, pública e com claro papel social. Os nomes dos candidatos e das candidatas que assinarem a Carta Compromisso em Defesa da Petrobrás terão ampla divulgação pelo Sindipetro-NF.
Em outro trecho, o candidato ou candidata se compromete a “atuar junto aos municípios produtores e limítrofes, assim como na relação com a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa e as Casas do Congresso Nacional, no sentido de pressionar pela recondução da Petrobrás à condição de empresa pública com forte compromisso local, tanto na presença determinante nas regiões aonde atua quanto no papel indutor da economia do país”.

Conscientização

O Sindipetro-NF avalia que a categoria petroleira tem é importante na conscientização sobre o papel da Petrobrás na sociedade. Além da entidade, cada trabalhador e trabalhadora, que conhece por dentro o setor petróleo, suas disputas geopolíticas e potencial indutor do desenvolvimento nacional, deve atuar para cobrar de candidaturas locais para o Executivo e para o Legislativo, compromissos com estes temas. Também é importante que cada petroleiro e petroleira atue em suas comunidades e demais círculos sociais como um multiplicador deste debate.

Confira a íntegra do documento:

Compromisso público em defesa da Petrobrás

“Desde os anos 1970, o Norte Fluminense possui uma relação essencial com a Petrobrás e o setor petróleo. O óleo e o gás extraídos da Bacia de Campos proporcionaram o crescimento de todas as cidades da região por meio da geração de milhares de empregos diretos e indiretos, investimentos de grande porte e elevação na arrecadação de tributos. A região manteve-se, por muitos anos, em patamar acima de 80% de participação na produção do petróleo nacional e, atualmente, desponta entre as maiores produtoras na área do pré-sal.

Por reconhecer o papel estratégico da Petrobrás no desenvolvimento do país e do Norte Fluminense, defendo que a companhia se mantenha forte e sob controle estatal, vinculada a um projeto que defenda a sua integração em todas as etapas da cadeia produtiva — com especial atenção, neste momento, à preservação das refinarias dentro do seu sistema.

Resta por demais comprovado que a política de venda de ativos da companhia, com a sua progressiva renúncia a uma atuação na região, como tem ocorrido nos últimos anos, compromete a produção de petróleo e gás, deixa vulnerável a nossa população e abala drasticamente a receita em royalties.

Como gestor(a) público(a), vou atuar junto aos municípios produtores e limítrofes, assim como na relação com a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa e as Casas do Congresso Nacional, no sentido de pressionar pela recondução da Petrobrás à condição de empresa pública com forte compromisso local, tanto na presença determinante nas regiões aonde atua quanto no papel indutor da economia do país.

Considero a Petrobrás um patrimônio do povo brasileiro que precisa ser defendido dos interesses estrangeiros no setor petróleo. Entendo que a companhia é estratégica para manutenção da nossa soberania como nação e vital na sobrevivência do meu município.

Firmo portanto, por meio deste, o compromisso público de defesa da Petrobrás e em razão do qual me coloco à disposição para o diálogo com a sociedade em geral e, em particular, com as entidades representativas dos trabalhadores do petróleo e dos segmentos por ele impactados, aliando-me à campanha “Petrobrás Fica”, por nela reconhecer consonância com a vontade popular e as necessidades sociais e econômicas do Norte Fluminense.”