Prioridade da FUP é combater a corrupção na Petrobrás

Da Imprensa da FUP – Conheça as propostas encaminhadas à Presidência da empresa

Dando sequência à reunião com Maria das Graças Foster, ocorrida no último dia 21, a FUP encaminhou à presidenta da Petrobrás documento reiterando a cobrança de participação de um representante da Federação nas apurações internas que a empresa tem feito sobre os fatos investigados pela Operação Lava Jato, bem como denúncias de corrupção na contratação de navios FPSO da empresa holandesa SMB Offshore. A FUP também cobra da Presidência da Petrobrás a primeirização de todas as atividades de produção que estão atualmente terceirizadas, bem como que a empresa assuma integralmente as atividades das sete sondas que estão sendo construídas para operar no pré-sal. Como vem destacando os trabalhadores, a terceirização tem sido historicamente uma porta de entrada para a corrupção na Petrobrás.

Efetivo e NR-20

No documento enviado à Graça Foster, a FUP cobrou ainda que a empresa cumpra rigorosamente a cláusula 96 do Acordo Coletivo de Trabalho, que garante a negociação permanente de efetivos com a FUP, e também da Norma Regulamentadora número 20, que, apesar de estar em vigor desde março de 2012, até hoje não foi implementada pela Petrobrás. A NR-20 prevê queo “empregador deve dimensionar o efetivo de trabalhadores suficiente para a realização das tarefas operacionais com segurança” e que “os critérios e parâmetros adotados para o dimensionamento do efetivo de trabalhadores devem estar documentados”.

Propostas e cobranças da FUP encaminhadas à Presidência da Petrobrás:

– Participação de um representante da FUP nas investigações internas sobre a SBM, Operação Lava Jato e as filmagens que vazaram no Edifício de Brasília.

Capacitação e valorização dos fiscais e gerentes de contratos.

Cronograma de primeirização das atividades de produção que estão atualmente terceirizadas, como por exemplo, a P-63, cuja operação e produção são realizadas por navios afretados.

Operação por parte da Petrobrás das sete sondas que estão sendo construídas pela empresa Sete Brasil.

Campanha de esclarecimento, com resgate da motivação da força de trabalho, sobre as denúncias que estão sendo feitas contra a Petrobrás.

Utilização do blog Fatos e Dados para rebater o denuncismo da mídia.

Esclarecimentos sobre a criação da nova Diretoria de Governança.

Esclarecimentos sobre o Programa Petrobrás de Prevenção à Corrupção.

Apresentação do quadro de trabalhadores que atuam no sistema de Auditoria Interna da Petrobrás.

Cumprimento da cláusula 96 do ACT, bem como da NR-20.