Problema em voo com diretor do NF a bordo faz helicóptero retornar a aeroporto de Macaé

Uma falha em um dos motores da aeronave provocou, hoje, o retorno de um voo para a P-48, na Bacia de Campos, que havia decolado por volta das 7h30 do aeroporto de Macaé. Entre os oito passageiros estava um diretor do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra. O sindicalista participaria de reunião da Cipa na plataforma.

O voo, com um helicóptero S76 operado pela empresa BHS, durou aproximadamente 20 minutos. Segundo relatos iniciais, os dois tripulantes optaram pelo retorno após identificarem que o computador de bordo não estava reconhecendo a operação de um dos motores. O embarque dos trabalhadores foi remarcado para as 9h30.

UO-Rio descumpre ACT

A participação do diretor sindical na reunião, no entanto, ficou inviabilizada, em razão do curto tempo que passaria a bordo, com previsão de retorno em voo de 13h.

“Solicitei à gerência de SMS a remarcação da reunião para semana que vem, com embarque no dia anterior, conforme nosso ACT. Ainda estamos aguardando resposta”, explicou Bezerra.

O Acordo Coletivo dos Trabalhadores prevê que o embarque do diretor sindical para participar das reuniões de Cipa deve ser feito no dia anterior, tanto para evitar que eventuais contratempos impeçam a participação, quanto para possibilitar mais tempo de contato com os trabalhadores. O Sindipetro-NF tem denunciado que a UO-Rio descumpre recorrentemente esse direito dos trabalhadores.

Recentemente a participação de um diretor sindical na reunião de Cipa foi prejudicada pelo mesmo motivo, em P-56, quando também houve um retorno de aeronave.

[Foto: Diretor Tezeu Bezerra, no aeroporto de Macaé, instantes antes da decolagem para a P-48 na manhã de hoje]

[Atualizado às 11:54]