Produção de P-31 foi parada por conta de vazamento de gás

O Sindipetro-NF foi informado pela categoria que ocorreu um vazamento de gás na P-31 no campo de Albacora, na Bacia de Campos. Segundo informações aconteceu um rompimento na parte submersa do duto e o gás vazou pra dentro do Turret, os trabalhadores ficaram mais de uma hora no ponto de reunião e foram liberados ainda pela manhã.  No entanto ninguém pode ir na área, porque o sensor da parte interna do Turret acusa a presença de 100% de gás.

A produção chegou a ser parada, os trabalhadores acionaram as válvulas de dilúvio internas do Turret, para evitar qualquer tipo de ignição. Por consequência, a P-25 também está parada. A expectativa é pela chegada de um barco de ROV para inspecionar as linhas e verificar se foram danificadas.

Mais uma vez a gestão não avisou ao sindicato do ocorrido, provavelmente por uma política de tentar excluir o movimento sindical do acompanhamento dos fatos, mas por conta da grande organização da categoria petroleira as denúncias chegaram e o sindicato acompanhará os próximos passos.

Vazamentos de óleo no passado

Em maio desse ano, aconteceu um vazamento de óleo na mesma plataforma a partir de uma linha de drenagem que transpassava o tanque de carga da plataforma. O Sindipetro-NF participou da comissão de investigação através do diretor da CUT Nacional, Vitor Carvalho.

Um vazamento de óleo para o mar aconteceu no dia 6 de agosto de 2018, devido a um trinca no tanque de carga no costado do navio, que estava com problemas de falta de controle na entrada de água do mar. Na época o NF averiguou que esse era o segundo tanque de carga que estava com problemas, e que por pouco não houve outro vazamento no passado.