Profissionais de saúde são pressionados a aceitarem condições piores

Cerca de 100 profissionais de saúde estão sendo pressionados a aceitarem salários reduzidos entre 30% a 50% e corte de benefícios na mudança da empresa contratada pela Petrobrás na área na região — da San Sim para a Imtep. Embora não represente formalmente a categoria, o NF está dando apoio aos trabalhadores e cobra da Petrobrás uma solução para o problema.

Representantes do grupo se reuniram com os diretores do NF, Rafael Crespo e Leonardo Ferreira, na tarde de hoje, na sede do sindicato, em Macaé. A entidade vai contribuir na pressão junto à Petrobrás e na articulação com os demais sindicatos dos profissionais envolvidos. O grupo conta também com a solidariedade de empregados próprios da Petrobrás.

Além de 50 médicos, há trabalhadores das áreas de serviço social, enfermagem, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, farmácia e nutrição. Eles são responsáveis por todo o atendimento médico da categoria na região, incluindo o resgate aeromédico.

A mudança do contrato acontece no próximo dia 26. Os trabalhadores estão sendo forçados a optarem, ainda nesta semana, se aceitam ou não as condições rebaixadas de salários e benefícios para continuarem prestando o serviço.

Para o Sindipetro-NF, esta exigência é imoral e desumana. A entidade defende que a nova empresa mantenha, no mínimo, as condições da empresa anterior, e a Petrobrás não pode fazer de conta que o problema não é dela — lavando as mãos como é típico nos casos de terceirização.