Projeto Covid Longa fará atendimentos à categoria na base de Cabiúnas nos dias 23 e 24

Depois de permanecer por mais de um mês no Aeroporto de Macaé, a equipe de atendimento e coleta do projeto Covid Longa, da Fiocruz, estará à disposição da categoria petroleira na base de Cabiúnas, no próximos dias 23 (quarta) e 24 (quinta), das 7h às 14h.

O projeto é realizado pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), com o apoio do Sindipetro-NF, do Centro Multidisciplinar e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé (UFRJ) e financiamento do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).

O objetivo é investigar os impactos a longo prazo da Covid-19 entre os petroleiros. De acordo com a pesquisadora da Fiocruz, Liliane Teixeira, será possível identificar como a Covid-19 impactou os trabalhadores da cadeia do petróleo na região e propor orientações ao Sistema Único de Saúde, às Secretarias Municipais de Saúde, sindicatos e aos gestores de SMS.

São realizadas coletas de sangue e urina para verificar as condições de saúde dos trabalhadores. Ao final do projeto, previsto para dezembro deste ano, cada trabalhador receberá um laudo individualizado, juntamente com a interpretação do resultado.

Os dados servirão ainda para a criação de um relatório com os principais achados do projeto, que será apresentado para o conjunto de trabalhadores participantes, o Sindipetro-NF e demais entidades interessadas. As informações também serão utilizadas como base para a produção de artigos científicos.

 

[Foto: Atendimento no Aeroporto de Macaé, realizado durante o mês de junho / Luciana Fonseca – Imprensa do NF]