Os trabalhadores do Sistema Petrobrás já aprovaram na grande maioria das bases da FUP a proposta de quitação da PLR 2009, obtida no processo de negociação conduzido pela Federação e que garantiu o mesmo piso conquistado pelos trabalhadores no ano passado, mesmo com uma redução de 24% no lucro da estatal. Na maioria das assembléias, a proposta foi aprovada com mais de 90% de aceitação. Somente no Terminal de Cabiúnas (base Transpetro), em Macaé, a proposta foi rejeitada. Os demais trabalhadores do Norte Fluminense aprovam a proposta com 69% de aceitação nas plataformas e bases de terra da Petrobrás.
No Sindipetro Unificado-SP, ainda há assembléias que estão sendo realizadas nesta sexta-feira, 02, nas sedes das regionais Campinas e São Paulo. Até o momento, o resultado parcial aponta a aprovação da proposta de PLR conquistada pela FUP, com aceitação de 87% dos trabalhadores consultados.
O acordo foi assinado pela FUP nesta sexta-feira, 02, garantindo que os trabalhadores recebam no próximo dia 13 o pagamento da quitação da PLR.
Veja abaixo os sindicatos que concluíram as assembléias:
- Sindipetro Amazonas
- Sindipetro Pernambuco/Paraíba
- Sindipetro Paraná/Santa Catarina
- Sindipetro Caxias
- Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia
- Sindipetro Minas Gerais
- Sindipetro Ceará
- Sindipetro Rio Grande do Norte
- Sindipetro Espírito Santo
- Sindipetro Norte Fluminense
Assembléias referendaram pauta econômica
Os petroleiros também referendaram nas assembléias a pauta de reivindicações econômicas, aprovada na II Plenafup, que será negociada com a Petrobrás e suas subsidiárias durante a campanha reivindicatória. Os trabalhadores também autorizaram a FUP a estabelecer o processo de negociação com a empresa, que este ano tratará do aditivo ao atual Acordo Coletivo, cuja validade é até setembro de 2011 para as cláusulas sociais. Portanto, somente as cláusulas econômicas serão negociadas.
A proposta da FUP é de apresentar a pauta dos trabalhadores à Petrobrás no dia 12 de julho e de realizar a primeira rodada de negociação no dia 20. Antes disto, a Federação quer se reunir com a Gerência de RH no dia 07 de julho, para cobrar e discutir a implementação dos compromissos assumidos pela empresa na carta de encaminhamento do atual Acordo Coletivo.