Protesto transfere todos os voos do Farol e Operação Para Pedro continua

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Protesto hoje dos petroleiros no Heliporto do Farol de São Thomé provocou as transferências de 37 voos para a Bacia de Campos, impactando aproximadamente 800 trabalhadores — 400 que embarcariam e 400 que desembarcariam. No início da manhã, um trancaço foi realizado no portão da base aérea por três horas. Depois, os diretores do Sindipetro-NF continuaram no local e convenceram os trabalhadores a não embarcarem, formando uma barreira humana que durou todo o dia.

O sindicato avalia que a manifestação foi vitoriosa no trabalho de conscientização sobre o grave momento pelo qual passa o País e a Petrobrás. A entidade agradece a compreensão dos petroleiros que deixaram de desembarcar hoje, mas entendem que é preciso promover reações cada vez mais intensas em relação aos ataques do governo contra os direitos dos trabalhadores e a soberania nacional.

De acordo com os diretores sindicais que participaram do protesto no heliporto, houve grande adesão dos trabalhadores ao protesto, que mesmo passando pelo incômodo de ter o voo transferido apoiaram a manifestação e se mantiveram unidos após a abertura do portão.

Os trabalhadores também tiveram que enfrentar a intransigência da Polícia Militar, que sem ter ordem judicial tentou interferir em um movimento legítimo que acontecia dentro de um ambiente de trabalho.

A Operação Para Pedro continua em todas as bases da empresa na região, como aprovado em assembleias realizadas pela categoria desde a semana passada. Após rejeitar a mais recente contraproposta da Petrobrás, os petroleiros também aprovaram o estabelecimento de Estado de Greve e de Assembleia Permanente.

Nesta tarde, diretores da FUP (Federação Única dos Petroleiros) estão reunidos com representantes da Petrobrás para dar continuidade às negociações da Campanha Reivindicatória (acompanhe aqui).

 

[Polícia Militar tentou impedir o protesto legítimo dos trabalhadores, mas categoria resistiu – Foto: Elisângela Martins]

 

[Atualizado às 11:25 de 30/09/16]