Próxima legislatura será vital para garantir liberdade sindical, condições de trabalho e soberania

Em um rico debate, o programa NF ao vivo dessa semana destacou os pontos que os trabalhadores e as trabalhadoras devem prestar atenção na Câmara Federal e no Senado. Às vésperas das eleições, os convidados reforçaram a importância de fazer boas escolhas, priorizando candidaturas que tenham histórico de defesa dos direitos trabalhistas e, no caso do setor petróleo, também da defesa da Petrobrás e dos seus impactos positivos sobre toda as demais empresas.

Uma síntese dos temas foi feita pelo jornalista Efraim Neto, da Veredas Inteligência Estratégica, que assessora a FUP e o NF no monitoramento das pautas políticas em Brasília. Ele destacou que os trabalhadores precisam estar atentos a projetos que orbitam em três eixos: o da liberdade sindical (o que inclui as formas de financiamento das entidades, sob ataque desde 2016), o da vida cotidiana nos locais de trabalho (especialmente nas áreas de saúde e segurança do trabalhador) e o da soberania nacional (acerca da defesa da Petrobrás e do pré-sal para os brasileiros).

O programa também contou com análises do advogado Normando Rodrigues, assessor jurídico da FUP e do NF, e dos diretores sindicais Gerson Castellano, da FUP, Tezeu Bezerra, coordenador geral do NF, e Guilherme Cordeiro, diretor do NF, em conversa moderada pelo jornalista Vitor Menezes. Os participantes avaliaram as perspcetivas da formação do novo Congresso Nacional, que ainda tende a ser conservador e patronal.

O NF ao vivo é transmitido todas as quartas-feiras, às 19h30, pelo Facebook e pelo Youtube do Sindipetro-NF, com reprise aos domingos, às 12h30, na TV Comunitária do Rio de Janeiro (Canal 6 da Net) e versão em podcast disponibilizada às quintas-feiras na Rádio NF. Uma playlist com todas as edições pode ser vista aqui.

Confira a íntegra da edição desta semana

Versão em podcast