Punições continuam e NF orienta a redação de denúncia por plataforma

A gestão da Petrobrás continua a punir ilegalmente diversos trabalhadores que participaram dos recentes movimentos de repúdio ao assédio e perseguição na Bacia de Campos. Até um diretor do Sindicato foi punido, sendo transferido de P-19 para PCH-1.

No dia 21 de setembro, o sindicato convocou a categoria petroleira a realizar assembleias nas unidades que tiveram trabalhadores punidos e redigir coletivamente uma denúncia da situação. Algumas unidades já fizeram suas assembleias e o NF orienta que todas que tenham trabalhadores punidos o façam. É importante que seja enviado o nome completo e matrícula do gestor que estiver aplicando a punição.

No caso da P-31, após denúncia do sindicato o Ministério Público do Trabalho abriu inquérito contra a Petrobras, conforme noticiado ontem.

De acordo com o departamento jurídico do Sindipetro-NF, a atual gestão do sistema Petrobrás é clara e direta ao adotar a política de enfrentamento com os trabalhadores. Infelizmente esse quadro tende a se agravar com o aumento exponencial de punições com o intuito de ‘dar o exemplo’ e desmobilizar a categoria.

O Sindipetro-NF orienta o trabalhador a não assinar, entretanto o jurídico também alerta que a assinatura ou não da punição é indiferente no atual momento da conjuntura. Também indica ao trabalhador punido que exija uma cópia da punição aplicada e enviá-la ao Sindicato para que sejam tomadas as providencias políticas e jurídicas cabíveis nesses casos, inclusive responsabilizando individualmente o gestor que assinar o documento.