PVM-3 está funcionando sem operadores à noite

O Sindipetro-NF recebeu denúncia da categoria petroleira de que, desde a terça, 6, a plataforma PVM-3, na Bacia de Campos, está funcionando sem operadores no período da noite. A unidade, que é controlada remotamente, da base de Imbetiba, está contando com profissionais de outras áreas para acompanharem eventuais emergências a bordo, o que está gerando tensão e insegurança entre os trabalhadores.

Diretores do sindicato estão em contato com setores da Petrobrás — Segurança (SMS) e Recursos Humanos — para cobrar uma solução imediata para o problema. Informada pelo NF, a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho) está ciente da situação e a entidade também vai notificar a ANP (Agência Nacional do Petróleo) sobre o caso.

A solução para o baixo número de operadores nas plataformas de Vermelho vinha sendo cobrada pelo sindicato à empresa mesmo antes da atual denúncia. O problema já ocorria com a existência de apenas um operador à noite, quando o correto são pelo menos dois.

Para a entidade, a falta de efetivo e a insegurança são os sinais mais claros do cenário geral de desmonte da Petrobrás. O sindicato avalia que este é mais um motivo para a categoria estar pronta para a greve, que poderá ser deflagrada a qualquer momento.