Que bomba! Podcast da Rádio NF discute preços absurdos dos combustíveis

O Podcast da Rádio NF desta semana já está disponível, com o tema “Que bomba!”, sobre os aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis. O jornalista Álvaro Marcos conversa com o técnico do Dieese, Cloviomar Cararine, e com o diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, ex-coordenador geral do NF e da FUP que também integrou o Conselho de Administração da Petrobrás, como representante eleito pelos trabalhadores.

Para Cararine, o problema central é, como tem alertado a FUP e os sindicatos, a manutenção da chamada PPI. “Os preços dos combustíveis realmente dispararam nos últimos meses aqui no Brasil. Isso está acontecendo principalmente por conta de uma mudança que a Petrobrás fez a partir de 2016 de reajustes nos preços destes produtos nas suas refinarias, a chamada PPI, Política de Paridade de Importação de Derivados. A Petrobrás passou a acompanhar o preço internacional do barril de petróleo”, explica Cararine.

José Maria adiciona que o responsável por isso pode ser identificado muito claramente: o presidente Bolsonaro. “É importante frisar que o responsável direto pelo aumento nos preços dos combustíveis nos combustíveis é o Presidente da República. É bom que as pessoas entendam que quem indica o presidente da Petrobrás é o Presidente da República. Quem indica oito dos 11 integrantes do Conselho de Administração é o Presidente da República”, afirma Rangel.

O Podcast da Rádio NF é publicado todas as sexta-feiras no soundcloud e na área da Rádio NF no site da entidade, assim como em versão de vídeo nas demais redes sociais do sindicato.