Quem luta conquista: Plano Petros-2 é implantado na TBG

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma das mais importantes conquistas garantidas pela FUP e seus sindicatos, o Plano Petros-2 começa a ser implementado na TBG a partir do dia 16, quando inicia-se o processo de adesão para os seus trabalhadores. O PP-2 é eminentemente previdenciário. Conta com benefício mínimo, benefícios de risco (em casos de reclusão, doença, invalidez ou morte), benefícios programados (aposentadoria normal e pensão após a morte para o cônjuge ou dependente), renda vitalícia, além da garantia de pecúlio em caso de morte, com pagamento único. 

Para explicar essas e outras garantias do plano, a TBG e a Petros estão realizando palestras na sede da empresa e nas unidades regionais.
Petrobrás Biocombustível – a FUP cobrou agilidade na implantação do Plano Petros-2 para os trabalhadores da P-BIO. O plano já foi aprovado pela subsidiária e aguarda os trâmites legais em Brasília para ser implantado. A luta da FUP e de seus sindicatos é para que todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás tenham os mesmos direitos e conquistas garantidas pelos petroleiros da holding. 
Um plano com passado, presente e futuro 
Com menos de cinco anos de existência, o Plano Petros-2 já conta com mais de 40 mil participantes em todo o Sistema Petrobrás e patrimônio superior ao que foi acumulado pelo Plano Previ Futuro (dos trabalhadores do Banco do Brasil), que tem o dobro de participantes e foi criado dez anos antes. A história do PP-2 é fruto da luta e da organização nacional da categoria petroleira. Uma jornada que teve início em 2002, desde que o Plano Petros foi arbitrariamente fechado pelo governo FHC. Desde então, a  FUP e seus sindicatos intensificaram a luta para assegurar aos novos trabalhadores o direito à previdência complementar. Para garantir um modelo previdenciário seguro, foi necessário um longo e árduo processo de negociação com a Petrobrás e a Petros, que envolveu mobilizações, exaustivos debates nos fóruns da categoria, além de gestões junto aos órgãos do governo. O resultado foi a construção de um dos melhores planos de previdência complementar do país, que garante a solidariedade das empresas patrocinadoras no seu custeio, inclusive após a aposentadoria do trabalhador. Além disso, todos os recursos e investimentos do plano são fiscalizados e geridos pelos participantes e assistidos, que têm metade das vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. 
Na Transpetro, 80% dos trabalhadores já aderiram ao PP-2
Desde dezembro, o Plano Petros-2 é, finlamente, realidade para os trabalhadores da Transpetro. Foram dois anos de luta e pressões da FUP para que a subsidiária trocasse o antigo Plano Transpetro, que não tinha qualquer segurança previdênciária, por um modelo que garantisse os mesmos direitos conquistados pelos petroleiros da Petrobrás. Na última campanha reivindicatória, tanto a Transpetro, quanto a TBG garantiram que a implantação do PP-2 estava na reta final, após cumprir todas as exigências dos órgãos fiscalizadores e governamentais.No primeiro mês de adesão, mais de 4 mil participantes da Transpetro aderiram ao plano, o que equivale a cerca de 80% dos trabalhadores da subsidiária.

Jornalista da CUT lança livro sobre crimes e trapaças da mídia
Os conglomerados de comunicação no Brasil (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas e portais de internet) continuam imprimindo no inconsciente coletivo uma visão deformada do que somos, na tentativa de renegar o que sonhamos, para nos conduzir aonde não devemos. O novo livro do jornalista Leonardo Wexell Severo, Latifúndio Midiota: crime$, crise$ e trapaça$ (Editora Papiro), busca exatamente o contrário: proporcionar o debate e a reflexão sobre os descaminhos dessa manipulação, estimulando o leitor a pensar com a própria cabeça e a caminhar com as próprias pernas. 
“Neste livro procurei selecionar assuntos e pautas que foram solenemente ignorados ou mascarados pela ‘grande’ mídia, convicto de que sua divulgação contribuirá, ainda que modestamente, para, através da denúncia, proporcionar o debate e a reflexão sobre as razões do seu silêncio”, assinala o autor, que é assessor da CUT, repórter-especial do jornal Hora do Povo, colaborador do jornal Brasil de Fato e do site Vermelho. 
A secretária nacional de Comunicação da CUT e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, acredita que a obra traz consigo uma intensa capacidade de sensibilizar para a necessidade de darmos respostas coletivas aos desmandos dos monopólios de desinformação.  “Que a indignação presente em cada uma das linhas deste livro acenda os sinais de alerta para o veneno a que somos submetidos diariamente, e nos desintoxique, fortalecendo o compromisso com a democratização da comunicação, com a luta e a vitória do Brasil e da Humanidade”, enfatizou.

Novo vazamento de benzeno na Rlam
O Sindipetro-BA tomou conhecimento de mais um vazamento de benzeno na Rlam. O incidente ocorreu no dia primeiro de janeiro, na área de estocagem de produtos acabados, onde houve vazamento de nafta no mini-dique do F-4634-B, com mais de 1% de benzeno em sua composição. 
Como era feriado, a empresa terceirizada responsável pela higiene ocupacional da refinaria não foi acionada e, portanto, os técnicos da Segurança Industrial (SI) não tinha equipamento para monitorar e avaliar a concentração de VOC e BENZENO na atmosfera. O incidente reforça os alertas feitos pelos trabalhadores de como a Rlam tem tratado com descaso e irresponsabilidade as situações de risco. A própria CIPA já havia cobrado a disponibilidade de instrumentos de avaliação ambiental na SI.
No dia 04 de novembro, a Rlam já havia tido um vazamento de benzeno durante um acidente no tanque F-4650 C da unidade de Transferência e Estocagem.  A área chegou a ser evacuada, mas alguns trabalhadores chegaram a ser contaminados. Em dezembro, um petroleiro da refinaria foi diagnosticado com leucemia, também em função da exposição ao benzeno. Recentemente, outro petroleiro baiano, que atuava na Estação de Compressores de Miranga, foi induzido ao coma, após apresentar quadro de leucemia aguda.

Antecipação do 13º para os aposentados e pensionistas: uma conquista do ACT
Conforme garantido pela FUP e sindicatos no Acordo Coletivo, os aposentados e pensionistas poderão receber em fevereiro metade do Abono Anual da parcela do Benefício Petros (13ª suplementação). A antecipação é facultativa. Os beneficiários que não desejarem receber deverão informar à Petros até o 26 de janeiro.
O restante do 13ª será pago em novembro. Quem não receber a antecipação terá direito a suplementação integral no final do ano.

Fórum Social Temático será palco de debates que farão contraponto à Rio+20
Com o tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, o Fórum Social Temático 2012 começa dia 24, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com uma série de debates que anteciparão a Cúpula dos Povos, evento alternativo organizados pelos movimentos sociais e ambientalistas para se contrapor à Rio+20. A Cúpula dos Povos será realizada em junho, no Rio de Janeiro, paralelamente à conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). 
Como em todas as edições do Fórum Social Mundial, que ocorre desde 2001, a FUP estará presente, contribuindo nos debates relacionados a energia, soberania e sustentabilidade ambiental. O FST 2012 é aberto a todos. Para participar acessewww.fstematico2012.org.br. Qualquer dúvida mande email para [email protected] ou ligue para (51) 3212-1680.