Químicos celebram dia dedicado à profissão em luta por reconhecimento e valorização

Profissionais essenciais na indústria do petróleo e em diversos outros setores da economia, os químicos celebram nesta sexta, 18 de junho, o dia dedicado à profissão. Para a diretora do Sindipetro-NF, Jancileide Morgado, que é técnica em química em atuação na Falcão Bauer, “diante de tantos desafios, os químicos merecem que esta seja uma data para o reconhecimento desse profissional e de sua importância para a sociedade. Somos indispensáveis na indústria petróleo e gás e devemos ser reconhecidos em nossa luta por reajuste, aumento real dos salários e valorização do piso salarial”.

De acordo com a diretora, que também representa a categoria na Câmara Técnica Petróleo e Gás do Conselho Regional de Química da Terceira Região (CRQ-III), mais de 5 mil químicos atuam na região. Ela destaca a importância da participação da categoria nas suas entidades representativas.

“Precisamos construir esse reconhecimento, com muita luta e união. Termos Conselho próprio para alinhar e defender nossos interesses é de suma importância. Vamos avançar para conquistarmos prestígio e dignidade com um piso salarial compatível com nossa importância indiscutível dentro de uma das maiores indústrias do mundo”, afirma.

O Dia do Químico faz referência à promulgação da chamada “Lei Mater dos Químicos” (Lei nº 2800/56), pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em 18 de junho de 1956. A legislação especificou as áreas da atuação profissional em química e a fiscalização por meio do Conselho Federal de Química (CFQ).

Química está em tudo

Para o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, “tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade. Os materiais médicos, por exemplo, são feitos de elementos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs, tudo, absolutamente tudo passo pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química.”