Rádio Agência NP registra denúncia do NF

A Rádio Agência Notícias do Planalto registrou aqui a denúncia do Sindipetro-NF sobre as punições arbitrárias da Petrobrás.

Confira a matéria do site da rádio:

“O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) denunciou que a Petrobras está punindo trabalhadores grevistas. Cerca de 90 empregados das plataformas PRA-1, P-12 e P-19, na unidade da Bacia de Campos, sofreram advertências por escrito e suspensões. Segundo o sindicato, a empresa montou uma comissão interna de apuração da greve nacional, realizada em março deste ano. A comissão é formada apenas por gerentes da Petrobras.

A companhia petrolífera justifica as punições ao dizer que os trabalhadores cometeram excessos durante a greve, que durou cinco dias.

O diretor do departamento jurídico do Sindipetro NF, Marcelo Abraão, nega que os grevistas tenham cometido excessos. Para ele, os trabalhadores agiram conforme a Lei de Greve. O sindicalista classificou como ilegal as punições na Petrobras.

“O que ela [Petrobras] está fazendo é se utilizando de meios arbitrários e autoritários para não só punir os empregados, mas também está tentando intimidar os trabalhadores, por causa do nosso acordo coletivo [de trabalho] que acontece agora em setembro.”

A punição dos grevistas está na pauta de discussão da Plenária Nacional da Federação Única dos Trabalhadores (FUP), que começa nesta quinta-feira (02), no Paraná.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.”

O áudio da entrevista está aqui.