Raio atinge linha de gás em plataforma da Bacia de Campos

O Sindipetro-NF recebeu, da categoria informações de que um raio atingiu ontem, por volta das 18h, o vent post da plataforma P-37, na Bacia de Campos. A instalação é responsável por destinar o gás residual dos tanques de carga para a atmosfera.

O raio provocou uma chama, que foi debelada após duas horas de intensa atuação da brigada de emergência — que enfrentou dificuldades em razão da altura da linha. Não houve feridos.

A descarga elétrica também gerou uma onda eletromagnética na plataforma, provocando uma queda no fornecimento de energia na unidade.

O Departamento de Saúde do sindicato entrou em contato com a Petrobrás para cobrar explicações sobre a ocorrência. A empresa confirmou o caso, mas ficou de passar novas informações em um segundo momento.

A entidade quer saber, especialmente, se há alguma falha no sistema de para-raios, ou até mesmo inexistência do equipamento na unidade. O caso é de extremo risco e poderia ter se tornado uma grande tragédia.