Redução do investimento da Petrobras afeta empregos no comércio e nos serviços

A crise provocada pela redução dos investimentos e da produção de petróleo e gás natural da Petrobras na Bacia de Campos atingiu não somente a categoria dos petroleiros, mas também segmentos que vivem da renda gerada pela atividade nas cidades do Norte Fluminense. Com a forte queda do emprego direto da Petrobras e também do total de postos de trabalho em empresas prestadoras de serviço da empresa, a renda e o consumo nos municípios da região despencaram.

Com isso, os setores do comércio e dos serviços sentiram os efeitos da política empreendida pela companhia desde a gestão Michel Temer e, mais profundamente, com a atual direção Castello Branco, sob o governo Jair Bolsonaro.

De 2015 para 2019, somente as cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé perderam 21.143 postos de trabalho apenas nesses dois setores da economia, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No comércio, foram cortados 5.156 empregos. Nos serviços, 15.987 vagas evaporaram neste período de apenas cinco anos. É importante ressaltar que os dados abrangem apenas os empregos formais, com carteira assinada. Estima-se uma redução ainda maior, se considerado o trabalho informal.

Vendas no varejo caem 5% este ano

O quadro em 2020 só piorou. Com o aprofundamento da crise econômica brasileira e a chegada da pandemia da Covid-19 em março, os segmentos de comércio e serviços enfrentam grandes dificuldades para faturar e, assim, continuam a demitir pessoas, reduzindo ainda mais a capacidade de a economia reagir.

Se olharmos para todo o país, o comércio varejista, por exemplo, apresentou redução de 5% no volume de vendas de janeiro até agosto, em comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado do Rio de Janeiro, a retração nas vendas foi ainda maior, de 5,9%, segundo o instituto.

Faturamento no setor de serviços encolhe 9%

Já o setor de serviços amarga situação mais dramática e apresentou queda de 9% no ano no volume de vendas, no acumulado dos oito primeiros meses de 2020 em relação a igual período de 2019. Na economia fluminense, o setor registrou volume de vendas 6,9% menor no mesmo comparativo.

É preciso que toda a sociedade do Norte Fluminense se una à campanha “Petrobras Fica” para pressionar a empresa a retomar seus negócios e investimentos na Bacia de Campos. Participe!

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Macaé)