Refap volta a ser 100% Petrobrás

Na noite desta segunda-feira, 13, a diretoria da Petrobrás anunciou a compra dos 30% de participação da empresa hispano argentina Repsol na Refinaria (Refap), em Canoas no Rio Grande do Sul.

Nos últimos meses, a FUP e a oposição petroleira do Rio Grande do Sul intensificaram a luta para que a Petrobrás voltasse a ter o controle integral da Refap. Além de mobilizações e pressões junto ao governo e a direção da estatal, as lideranças sindicais articularam a criação de uma Frente Parlamentar  pela Refap 100% Petrobrás. No início do mês, o grupo se reuniu com o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, para reiterar a importância da empresa recuperar o controle acionário da refinaria.

Em 2000, o governo FHC/PSDB entregou 30% da Refap à multinacional Repsol YPF, através de uma troca de ativos que transformou a refinaria em uma empresa de capital misto e subsidiária da Petrobrás. Desde então, a FUP tem lutado pela reincorporação destes ativos.

Uma luta que começou no início dos anos 2000 com a campanha “Privatizar faz mal ao Brasil” e que prossegue através do Projeto de Lei 531/2009, que restabelece o monopólio estatal do petróleo e garante a reincorporação da Refap e da Transpetro à Petrobrás. O Projeto foi construído pela FUP em conjunto com os movimentos sociais e apresentado no ano passado ao Congresso Nacional, onde se encontra atualmente em tramitação no Senado. Lutar pela Refap 100% Petrobrás é lutar pela soberania!

Direção Colegiada da FUP