Reforma Política Democrática foi tema de debate no Sindipetro-NF

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e os trabalhos de mobilização para a mudança do sistema eleitoral brasileiro por meio de uma Reforma Política Democrática e de iniciativa popular continuam. Sábado, 28, o auditório do Sindipetro-NF recebeu o renomado juiz de Direito, Márlon Reis, o representante da CUT, Normando Rodrigues, o vereador Marcel Silvano e o representante da Aliança Cristã Evangélica, Pastor Daniel Jr, para um grande debate.

O representante da CUT, Normando Rodrigues, apontou as iniciativas que estão acontecendo na região e no Estado por meio dos movimentos, que fortalecem a tese de que o financiamento privado de campanha por empresa precisa ser exterminado do nosso processo político democrático. Também reforçou a necessidade da população buscar melhor compreensão sobre a pauta para lutar de forma consciente e não cair nas armadilhas das mídias tendenciosas e de interesse político. Normando contou que a CUT aderiu, esse ano ao movimento.

Márlon Reis avaliou as atuais manifestações como resultado da falta de credibilidade das lideranças políticas, pois as pessoas não se sentem representadas por aqueles que ocupam cargos públicos. Ele ressalta que a mudança está nas mãos do povo, pois o Congresso não quer a reforma política e esta só acontecerá por meio de pressão popular.

O juiz comentou que a luta pela reforma política teve seu pontapé no final da década de 90, quando foi aprovada a Lei contra a compra de votos. Subsequente, o País teve um grande avanço com a Lei da Ficha Limpa, em 2010, que resultou de forma significativa e positiva para o sistema eleitoral e político brasileiro.

“E agora, por meio da pressão popular, é possível garantir a Reforma Política Democrática” – disse. Márlon Reis, que é um dos membros fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), afirma que o movimento, junto à OAB e à CNBB, busca 1,5 milhão de assinaturas, para levar ao Congresso um projeto de lei de inciativa popular com propostas para a reforma.

No site da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, www.reformapoliticademocratica.org.br, é possível ter acesso ao formulário para coleta das assinaturas, assim como todo material referente à reforma política. Já foram coletadas 500 mil assinaturas e para que a lei seja aprovada, é preciso mais um milhão.