Regularização do registro nos conselhos profissionais será analisada em Grupo de Trabalho

O diretor da FUP, Raimundo Teles, informou na noite de ontem, durante o programa NF ao vivo, do Sindipetro-NF, que foi formado um GT (Grupo Técnico de Trabalho), integrado por representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e gestores da Petrobrás, para propor soluções para que aconteça uma adaptação segura e tranquila às exigências da regulamentação 138 do CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais), que prevê as atribuições dos técnicos industriais em petróleo e gás.

De acordo com Raimundo, a FUP fará parte deste grupo de trabalho, levando as apreensões dos petroleiros e as suas propostas. Um dos pontos delicados é o da formação de trabalhadores que atuam na área operacional mas não se formaram por cursos técnicos — o que poderá ser resolvido por meio de certificações da universidade Petrobrás ou por meio de convênios com instituições regionais (como o IFF (Instituto Federal Fluminense), no caso do Norte Fluminense).

Também participaram do programa os diretores do NF, Benes Júnior e Johnny Souza, que registraram as posições do sindicato sobre o tema e relataram as orientações consolidadas até o momento. Todos os sindicalistas garantiram que nenhum petroleiro ou petroleira terá direitos perdidos em razão desta adaptação.

Desde o ano passado a FUP e os sindicatos têm cobrado da Petrobrás um posicionamento em relação ao tema. Até o momento, houve reunições das entidades com conselhos regionais (no Rio, o NF participou de reunião com o CRT-RJ no último dia 26), e uma reunião do Conselho Federal dos Técnicos Industriais com gestores da Petrobrás, no último dia 30, onde foi definida a criação do GT.

Os sindicalistas vinham criticando a falta de diálogo da gestão da Petrobrás em relação à cobrança pelo registro. A empresa enviou e-mails aos trabalhadores, exigindo comprovação do registro em conselho, com pagamentos em dia, sem que tivesse consultado a FUP e os sindicatos sobre os impactos desta cobrança. Cerca de 13 mil trabalhadores são atingidos.

Confira abaixo a íntegra do programa, que também tratou de outras dúvidas em relação aos registros e contribuições aos conselhos profissionais.

Versão em podcast