Release: Petroleiros do Norte Fluminense entram em greve nesta segunda, 3

A categoria petroleira da região Norte Fluminense, que abrange as plataformas da Bacia de Campos e as bases de terra, entram nesta segunda-feira (3/5) em greve por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) na noite de ontem (29/04), após a entidade ter protocolado o comunicado de greve junto à Petrobrás.

Os petroleiros realizarão a greve em razão da exposição, pela companhia, dos trabalhadores próprios e terceirizados a condições inseguras de trabalho durante o atual quadro de pandemia. O sindicato tem noticiado a ocorrência de surtos de covid-19 em plataformas, negligência na prevenção em bases de terra e aeroportos.

Além de não adotar recomendações de prevenção à covid-19 que foram feitas pelo sindicato e pelo Ministério Público do Trabalho, referendadas pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a empresa tem praticado imposições unilaterais de trabalho, com adoção de escalas de embarque que ultrapassam os 14 dias a bordo descumprindo a lei 5.811/72.

O sindicato informa que a greve petroleira não vai gerar impactos para a população, sendo afastado qualquer risco de desabastecimento de combustíveis. A mobilização será feita por meio de adoção de procedimentos internos que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores, como a recusa à permanência por mais de 14 dias a bordo e o cumprimento rigoroso de todos os procedimentos sanitários em todos os locais de trabalho.

Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF
Fernanda Viseu – (22) 988025747