RELEASE: Sindipetro-NF e Dieese divulgam resultado da pesquisa da cesta básica em Macaé dia 11

O Sindipetro-NF e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeco-nômicos) lançam na próxima quinta, 11, às 10h, no teatro do sindicato, em Macaé, o primeiro resultado da pesquisa da Cesta Básica no município. A cidade será a primeira, sem ser capital de estado, a contar com este tipo de levantamento.
Estão convidados para o lançamento a imprensa, comerciantes de Macaé que participam da tomada de preços, além de toda a categoria petroleira e militantes dos movimentos sociais.
O trabalho será coordenado pelo economista Rodrigo Leão, técnico do Dieese. Ele explica que o levantamento nacional apura, mensalmente, a evolução dos preços de treze produtos de alimentação (arroz, feijão, café, óleo, açúcar, leite, batata, tomate, banana, pão, carne, farinha de trigo e manteiga) e o gasto mensal de um trabalhador para adquiri-los, bem como as horas de trabalho necessárias ao indivíduo que ganha um salário mínimo para a obtenção destes bens.

Qualificar as negociações

A pesquisa é financiada pelo Sindipetro-NF e sua implementação é realizada pela subseção do Dieese do Sindipetro-NF, em parceria com os Escritórios Nacional e Regional do Rio de Janeiro da mesma instituição. Os dados serão divulgados para toda a comunidade e também servirão de referência para as negociações salariais na região, especialmente nas empresas do setor petróleo privado.