Representantes de entidades sindicais saúdam participantes da Conferência

Representantes de entidades sindicais iniciaram nesta noite a programação da Conferência Sindical Internacional Segurança no Trabalho Offshore abriram há pouco o evento. Eles fizeram saudações aos participantes e destacaram a importância da luta pela segurança.

O presidente da CUT-RJ, Darby Igaiara, afirmou que “foi muito difícil acompanhar a agonia da plataforma que estava afundando, mas não pela pela plataforma. Na verdade, o que afundavam ali eram vidas, trabalhadores como nós”.

Para o representante da Confederação Nacional do Ramo Químico, Cairo Garcia, “a Petrobrás está jogando muita sujeira para debaixo do tapete” e “pouquíssimos se empenham em falar na segurança, na vida, mas aqui na Bacia de Campos, tem-se a iniciativa de tratar do assunto”.

O diretor da FUP, Anselmo Júnior, as negociações que envolvem segurança e terceirização são as mais tristes, pois “a cada ano se computam mortes e mais mortes em todo o sistema Petrobrás, sendo a metade na Bacia de Campos”.

Também registraram suas saudações aos participantes da Conferência o vereador do PT de Macaé, Danilo Funke, e a presidente do Dieese, Zenaide Onório. O parlamentar destacou o pioneirismo do Sindipetro-NF na luta pela segurança do trabalho, tendo sido a primeira entidade sindical a conquistar as interdições de quatro plataformas em razão da insegurança que oferecem aos trabalhadores. O vereador lembrou ainda a importância da audiência pública realizada na Câmara de Macaé sobre o caso P-36. A sindicalista falou sobre a importância do Dieese para as lutas dos trabalhadores.