Representantes do NF trocam experiências e reafirmam pautas dos direitos das mulheres durante 10º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP

O fim de semana foi marcado por emoções, memórias, debate político e troca de experiências, no 10º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP, que aconteceu no fim de semana. Representando o NF, o evento contou com a participação da Jancileide Morgado (diretora do Setor privado); , Bárbara Bezerra (diretora da cultura); Vanilda Maria Riberio da S. Queiroz e Eliane Carvalho (pensionistas), Márcia Valéria B. Silva e Gerlane Machado (funcionárias).

Após dois anos sem ter um encontro presencial devido à pandemia, as mulheres do setor petróleo tiveram a oportunidade de trocar abraços, confraternizar e homenagear as mulheres que as antecederam na luta, já que entendem que o caminho para chegar à igualdade de direitos é uma construção de longo prazo.

“Foi realmente um momento de romper barreiras. Saímos fortalecidas das experiências que foram trocas neste Encontro. Um marco deste 10° Encontro das Mulheres Petroleir@s e reafirmamos e pautamos direitos para as mulheres on shore e offshore”, declarou a diretora Jancileide Morgado.

Para a diretora Bárbara Bezerra, encontros assim são fundamentais para nutrir os direitos das mulheres. “O encontro foi muito rico, conseguimos fazer várias trocas. Acompanhar as experiências das mulheres aposentadas, das primeiras mulheres petroleiras na área industrial, foi incrível. Esse encontro é um verdadeiro projeto de organização política para que as mulheres petroleiras possam avançar nos espaços e alcançar mais equidades de direitos”, frisou Bárbara.

Sobre o evento

Na abertura, depois de dar boas-vindas a todas as petroleiras e convidadas, a presidenta do SINDIPETRO-RS, anfitrião do encontro, Miriam Cabreira, convidou todas a assistirem um vídeo com relatos de mulheres petroleiras da Refap, colocando suas percepções sobre ser mulher numa categoria esmagadoramente masculina, e quais as barreiras que precisaram ser superadas, em total consonância com o tema do encontro “Mulheres Rompendo Barreiras”. O sentimento geral foi de que as falas apresentadas no vídeo representavam o universo de petroleiras em todo o país.

“Tomamos uma coisa que sempre deveria ter sido nossa, o espaço da mulher no ambiente de trabalho”, “a nossa presença ali precisava de força, mas a gente tinha essa força e sabia como usar”, foram algumas das declarações das entrevistadas. No final, a presidenta do Sindicato, também no vídeo, destacou que a luta de todas é para que tenham mais mulheres nas lideranças dos sindicatos, na Petrobrás e em outros espaços. “Sejamos exemplos para nossas filhas para que elas saibam que elas podem ser o que quiserem e ocupar estes espaços de liderança e de decisão para que sociedade avance e seja mais igualitária”, colocou ela.

Na sequência, o Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar, saudou as participantes do encontro e destacou a história do Coletivo de Mulheres da FUP, que tem mostrado, na prática, o quanto as mulheres têm rompido barreiras dentro da Petrobrás, nos sindicatos e no mundo do trabalho.  “Temos motivos para nos orgulharmos das grandes conquistas, algumas visíveis outras imperceptíveis, mas as petroleiras nunca baixaram a cabeça e é importante que os companheiros petroleiros compreendam e somem nesta luta”, pontuou.

O evento seguiu com mesas de debates importantes, que trouxeram informações importantes para as participantes.