Responda a pesquisa sobre condições de alimentação, higiene e lavanderia a bordo

A diretoria do Sindipetro-NF se reuniu com a Petrobrás, no último dia 28, para dar continuidade ao enfrentamento das questões de alimentação e hotelaria. A empresa apresentou resultados de pesquisa feita junto à categoria por meio de QR code. O sindicato considerou insuficiente o número de respondentes e quer ampliar o alcance.

“A empresa apresentou uma mostra da pesquisa dos QR codes. Vimos que se teve uma melhora, mas ainda muito longe do ideal. Em um período de 60 dias tiveram 1026 respostas. Apenas 17 respostas por dia. Vamos divulgar nas nossas mídias também para ampliar isso. Os maiores fiscais das condições de trabalho são os trabalhadores”, conclama Alexandre Vieira, coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, que participou da reunião, assim como os também diretores Hilton Gomes e Benes Junior.

Os sindicalistas também solicitaram que os dados sejam disponibilizados por unidades que também seja feita uma pesquisa com os trabalhadores da hotelaria, para que informem sobre efetivo, salários, qualidade dos equipamentos e demais condições dignas de trabalho. Além disso, o sindicato solicitou informações sobre o controle dos contratos sobre estes temas.

O diretor Hilton Gomes ressaltou a importância de se manter opções tradicionais do cardápio, como ovo e peito de frango, “que são possibilidades de a pessoa se alimentar com proteínas quando o cardápio não o estiver agradando”, explica.

“A melhoria na qualidade da habitabilidade e da alimentação das plataformas vai necessitar de nossa vigilância constante. Então é importante que se continue a registrar os problemas nos qr codes e avisar ao sindicato também sobre as condições a bordo”, complementa Vieira.